A China acaba de eliminar um dos maiores problemas dos carros elétricos ao lançar baterias com garantia de não causar incêndio ou explosão

19 jun 2025 - 12h20
(atualizado em 21/6/2025 às 07h34)
Foto: Xataka

O medo de incêndios em carros elétricos, embora frequentemente amplificado pela mídia, continua sendo um obstáculo psicológico para alguns compradores. A China acaba de dar um golpe ao introduzir um padrão de segurança drástico: a partir de julho de 2026, as baterias devem ser incapazes de inflamar ou explodir, mesmo em caso de falha grave. A gigante global CATL já afirma atender a esses requisitos revolucionários.

Embora as estatísticas mostrem que os carros elétricos não pegam fogo com mais frequência do que seus equivalentes a combustão, o impacto visual e a complexidade da extinção desses incidentes impressionam. O temido fenômeno da fuga térmica, uma reação em cadeia difícil de controlar dentro da bateria, alimenta preocupações e, às vezes, vira manchete. Essa percepção, embora não correlacionada com os números reais, é um obstáculo significativo para a adoção em massa de veículos elétricos.

Publicidade

Cientes desse problema, fabricantes e fornecedores de equipamentos vêm desenvolvendo soluções há vários anos para mitigar riscos e facilitar a resposta a emergências. Sistemas como o Fireman Access da Renault, que permite acesso rápido para aquecer o núcleo da bateria, ou outras abordagens inovadoras de empresas como a Hyundai, são uma prova dos esforços do setor. No entanto, a padronização ao mais alto nível ainda era esperada.

China define seu padrão

Adotando a visão oposta de uma Europa às vezes percebida como menos rápida em legislar sobre esse ponto específico, a China ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Publicidade

Montadoras enfiaram tecnologia e sistemas de assistência de direção em seus carros, mas as pessoas não entendem e nem usam

Japão está em 2050: sua última invenção promete revolucionar capacetes para motociclistas

Marcas chinesas prometeram plagiar design da Vespa, mas se depararam com um problema: é "arte"

Índia quer copiar modelo chinês: ressuscitaram marca europeia mítica de motocicletas, e usarão motores BMW

Contra-ataque da Suzuki às motos de trilha de estrada chama-se GSX-8T e vem com uma irmãzinha radical

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações