Sob chuva em Interlagos, Lando Norris (McLaren) venceu o GP de São Paulo de F1, seguido por Max Verstappen (Red Bull), que fez grande corrida de recuperação, e Isack Hadjar (Red Bull). A Mercedes garantiu o título de construtores, enquanto Verstappen ampliou a vantagem pelo vice-campeonato mundial. O dia foi decepcionante para a Ferrari e para os pilotos brasileiros: Gabriel Bortoleto terminou apenas em 16º e o estreante Rafael Câmara foi o 20º, em prova marcada por seus frequentes erros na pista.
O britânico Lando Norris, da McLaren, venceu neste domingo (8) o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, no histórico circuito de Interlagos, e chegou à sua terceira vitória na temporada, em uma prova marcada por desempenhos ruins dos brasileiros e da Ferrari.
Norris chegou a perder a liderança para o campeão Kimi Antonelli, da Mercedes, na largada, mas recuperou a primeira posição após uma rodada do italiano na freada para o "S do Senna" na volta 20 e não saiu mais da ponta.
O britânico cruzou a linha de chegada 14,6 segundos à frente do segundo colocado Max Verstappen (Red Bull), que fez uma brilhante corrida de recuperação após largar do fundo do grid. O francês Isack Hadjar (Red Bull), em terceiro, completou o pódio, e a bandeirada ficou a cargo do craque Neymar.
A zona de pontuação ainda teve George Russell (Mercedes) em quarto, Antonelli em quinto, Oscar Piastri (McLaren) em sexto, Charles Leclerc (Ferrari) em sétimo, Liam Lawson (Racing Bulls) em oitavo, Lewis Hamilton (Ferrari) em nono e Nico Hulkenberg (Audi) em 10º.
Já o brasileiro Gabriel Bortoleto (Audi) fez corrida discreta e terminou apenas em 16º lugar, enquanto seu companheiro pontuou, e o estreante Rafael Câmara (Haas) enfrentou dificuldades com a pista molhada em Interlagos, rodou diversas vezes e cruzou a linha de chegada em 20º, última posição entre os que não abandonaram.
Com o título já definido por Antonelli desde o domingo passado (1º), no México, Verstappen agora abriu vantagem na disputa pelo vice-campeonato, com 279 pontos, contra 262 de Russell, 261 de Hamilton e 251 de Leclerc.
Entre os construtores, a Mercedes chegou a 652 pontos e assegurou seu nono título de construtores. A próxima etapa da F1 será entre 20 e 22 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. .