O atacante português Diogo Jota, do Liverpool, e seu irmão André Silva morreram em um acidente de carro na província de Zamora, na Espanha, gerando homenagens de jogadores, clubes e federações pelo mundo.
Clubes, jogadores e federações de futebol prestam solidariedade aos familiares dos jogadores Diogo Jota (28 anos) do Liverpool e seu irmão, André Silva (25 anos) do Penafiel, que morreram na noite desta quinta-feira, 3, ao se envolverem em um acidente de carro na província de Zamora, região noroeste da Espanha.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Porto foi o primeiro clube da carreira de Diogo Jota a lamentar publicamente o falecimento do jogador. O clube disse que recebeu a notícia com "choque" e "profundo pesar". Outras equipes em que ele atuou também se manifestaram, como Atlético de Madrid e Liverpool.
“O Liverpool Football Club está devastado com o trágico falecimento de Diogo Jota”, escreveu o perfil oficial do clube inglês nas redes sociais. O atacante estreou no Reds na temporada de 2020/21 onde conquistou um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, emitiu um comunicado oficial lamentando o falecimento dos dois atletas e relembrando a trajetória de Diego Jota.
Pela Seleção de Portugal, Jota esteve em 50 convocações e marcou 14 gols. O atacante participou dos elencos campeões da UEFA Nations League nos anos de 2019 e 2025 e disputou as edições de 2021 e 2025 da Eurocopa.
Ex-companheiros de Diego Jota também lamentaram a morte do jogador. Cristiano Ronaldo, capitão e maior jogador da história de Portugal, relembrou que há poucos dias estava jogando juntos pela Seleção.
"Não faz sentido. Até outro dia estávamos juntos na Seleção, até outro dia você tinha se casado. Para a sua família, sua esposa e seus filhos, envio meus sentimentos e desejo toda a força do mundo. Sei que você estará sempre com eles. Descansem em paz, Diogo e André. Todos nós vamos sentir muita falta de vocês", escreveu o jogador, citando o irmão de Diogo.
Bruno Fernandes, também da seleção portuguesa e craque do Manchester United, escreveu nas redes sociais que era difícil entender alguém partir tão cedo. Em uma imagem dos dois de braços abertos, o camisa 8 chamou Jota de “amigo, colega e companheiro de mil batalhas”.
Veja mais homenagens:
El Atlético de Madrid está conmocionado por la trágica noticia del fallecimiento de Diogo Jota, ex jugador del club, y su hermano André.
Enviamos nuestro más sincero pésame a su familia y seres queridos.
Descansen en paz. pic.twitter.com/MQaelutaFh
— Atlético de Madrid (@Atleti) July 3, 2025
Comunicado Oficial: fallecimiento de Diogo Jota y de su hermano André Silva. #RealMadrid
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) July 3, 2025
Everyone at the Premier League is shocked and devastated to learn of the tragic passing of Diogo Jota and his brother Andre. Our sincerest condolences go to Diogo’s family, friends, Liverpool FC, and all their supporters at this heartbreaking time. Football has lost a champion… pic.twitter.com/KG4coUHY1P
— Premier League (@premierleague) July 3, 2025
Morte
A Guarda Civil da Espanha afirmou que o pneu do carro de Diogo Jota estourou durante ultrapassagem na estrada aos arredores de Zamora, no noroeste do país, e que o veículo pegou fogo na sequência. O atacante do Liverpool e o seu irmão, o também jogador André Silva, morreram no local.
Em comunicado, as autoridades afirmaram que o carro do atleta foi jogado para fora da pista da rodovia nacional A-52, na altura da região de Sanabria.
"Um veículo saiu da pista pela calçada pela esquerda. A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro se incendiou, e ambos os ocupantes morreram", diz o Guarda Civil.
O acidente aconteceu por volta de 0h30 no horário local (19h30 de quarta-feira no horário de Brasília).