A Fórmula 3 desembarca em Budapeste neste fitm de semana para a penúltima etapa do campeonato — e com ela vem o primeiro match point de Rafael Câmara. Líder da temporada, o brasileiro pode garantir o título já neste domingo (3), mas depende de uma combinação de resultados para isso acontecer.
Com 126 pontos, o piloto da Trident lidera a classificação com 28 de vantagem sobre o búlgaro Nikola Tsolov, atual vice-líder. Logo atrás, Tim Tramnitz aparece em terceiro, cinco pontos atrás de Tsolov, enquanto Mari Boya ocupa a quarta colocação com 85 pontos.
Câmara leads the way! 🇧🇷✨
How the Drivers stack up ahead of the penultimate round of the season... 👀👇 #F3 #HungarianGP pic.twitter.com/x2Qmx3E1QI
— Formula 3 (@Formula3) July 31, 2025
Para manter vivas as chances de título, os principais adversários precisam seguir próximos na pontuação antes da decisão em Monza. Na teoria, todos os pilotos até Laurens van Hoepen — 13º colocado — ainda têm chances matemáticas de título.
Na prática, Tsolov e Boya precisam vencer a corrida principal deste fim de semana para adiar a decisão. Ambos ainda tentam igualar as três vitórias de Câmara nas features, que são o primeiro critério de desempate (antes das vitórias em corridas sprint). Fora isso, Rafael garante o campeonato se marcar 12 pontos a mais que Tsolov, sete a mais que Tramnitz, e se Boya não somar pelo menos três pontos a mais que ele na rodada húngara.
No fim das contas, Rafael Câmara levanta o troféu da temporada se abrir 40 pontos de vantagem para o segundo colocado ao final da corrida de domingo.
A programação da etapa no Hungaroring começa nesta sexta-feira, às 10h (de Brasília), com a classificação. No sábado, a corrida sprint será às 5h05 da manhã, e no domingo, a largada da feature race, que pode coroar o título do brasileiro, está marcada para as 3h30.