A Cadillac deu mais um passo importante em sua preparação para a estreia na Fórmula 1, ao anunciar Zhou Guanyu como piloto reserva da equipe. O chinês de 26 anos se junta ao projeto levando experiência recente de grid e de desenvolvimento técnico para uma das entradas mais aguardadas da categoria.
Zhou foi titular na Fórmula 1 entre 2022 e 2024 pela Alfa Romeo e Kick Sauber, período em que disputou 68 Grandes Prêmios e pontuou em sete. Seu resultado mais simbólico aconteceu em 2024, quando conquistou o oitavo lugar no GP do Catar, os únicos pontos da Sauber naquela temporada.
Após deixar a Sauber no fim de 2024, Zhou passou a atuar como piloto reserva da Ferrari em 2025. Na equipe italiana, participou de trabalhos de simulador, testes de pista e do programa de Testes de Carros Anteriores. Agora, ele leva isso para a Cadillac, que contará com unidades de potência e caixas de câmbio fornecidas pela Ferrari.
“Este é um dos maiores e mais empolgantes projetos novos que o esporte já viu. Trabalhei com Graeme Lowdon e Valtteri por muitos anos, então é como reencontrar a família. Com minha experiência recente na pista e no desenvolvimento dos carros, sei que posso agregar um enorme valor à equipe”, afirmou Zhou.
A estrutura da Cadillac terá Valtteri Bottas e Sergio Perez como pilotos titulares, enquanto o ex-piloto da IndyCar Colton Herta assume a função de piloto de testes.
“Nosso processo de seleção foi tão exigente quanto o dos pilotos titulares. Queríamos alguém com experiência recente na F1, disposto a trabalhar duro e que entendesse os desafios de desenvolver um carro ao longo de uma temporada. Zhou se encaixa perfeitamente e será um grande trunfo para 2026”, destacou Graeme Lowdon, atual chefe da equipe.
Além de todo o peso técnico, Zhou segue como uma figura representativa dentro da categoria, sendo até hoje o primeiro e único piloto chinês a competir na Fórmula 1.