Desde que se aposentou no fim da temporada 2022, especulações sobre um possível retorno não deixaram de circular, especialmente depois que Lewis Hamilton declarou que não se surpreenderia se Vettel voltasse às pistas. O britânico chegou a sugerir o nome de Vettel como um excelente substituto para ele mesmo na Mercedes.
“A Fórmula 1 é o maior esporte do mundo, a experiência mais incrível. Trabalhar com uma equipe em busca de vitórias é uma sensação insubstituível. Eu adoraria ver o Seb de volta. Ele seria uma escolha fantástica para a equipe: um multicampeão com valores sólidos.” disse Hamilton
Além dos rumores sobre um possível retorno como piloto, Vettel também foi citado em especulações sobre um possível cargo executivo na Red Bull, equipe onde conquistou seus quatro títulos entre 2010 e 2013. No entanto, o próprio Vettel afastou qualquer possibilidade de voltar ao grid como piloto, embora não tenha comentado sobre o papel fora das pistas.
Em entrevista, Vettel foi direto:
“A Fórmula 1 está encerrada para mim. Chega um momento em que é preciso deixar espaço para os outros. Hoje, vemos muitos novatos assumindo posições no grid, e acho isso ótimo. Não é um voto contra os veteranos, mas um apoio aos mais jovens. Quando eu era mais novo, não me importava com qual veterano saía da categoria. O importante era que eu estivesse lá para correr.”
Recentemente, Vettel tem comentado bastante sobre o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), uma categoria que, segundo ele, combina melhor com sua atual fase de vida. O alemão revelou que já houve conversas, mas que até o momento as negociações não avançaram:
“Não descarto que algo possa acontecer. Já houve algumas conversas, mas até agora não deu certo.
No passado, o endurance não me chamava atenção porque sempre fui muito competitivo sozinho. Mas hoje penso diferente. A estrutura em equipe, o compartilhamento do carro, tudo isso me parece muito interessante agora.”
Outro aspecto que se encaixa melhor ao estilo de vida atual do piloto, é o calendário do WEC, que conta apenas com oito etapas distribuídas ao longo do ano.
“O WEC se encaixa bem por causa das oito corridas e da forma como são espaçadas, diferente da Fórmula 1. A questão é com que intensidade você quer se dedicar. Para mim, sempre foi claro: se for para me envolver, tem que ser para valer. Correr só por correr, sem compromisso, não é para mim”, disse Vettel.
Não é possível cravar uma ida do tetracampeão mundial de Fórmula 1 para o WEC, mas existe um namoro, e o automobilismo em geral se beneficiaria muito em tê-lo de volta às pistas.