Estreante na rota, Goianésia era lar de mulher mais velha de GO; conheça

2 ago 2013 - 07h28
(atualizado às 07h28)

O Rally dos Sertões 2013 chega nesta sexta-feira a sua penúltima parada: Goianésia (GO). Palco da chegada da nona etapa, a cidade é a segunda estreante na competição deste ano, ao lado de Uruaçu (GO), e se destaca pela produção sucroalcooleira e por sua mais conhecida habitante, morta no início do ano.

<p>O automóvel, ano 1968, é propriedade de Airton Lucas, gestor financeiro que mora em Palmas há dois anos</p>
O automóvel, ano 1968, é propriedade de Airton Lucas, gestor financeiro que mora em Palmas há dois anos
Foto: Emanuel Colombari / Terra

A mineira Lourença Maria do Nascimento nasceu em 27 de dezembro de 1900 e era a mulher mais velha do estado de Goiás. Ela morava em Goianésia desde a década de 70, mas só ganhou verdadeira notoriedade no final da última década, ao ter sua primeira festa de aniversário aos 109 anos e ao receber uma comenda municipal aos 112. Morreu em 31 de janeiro deste ano.

Publicidade

Lourença era 52 anos mais velha que a própria cidade de Goianésia, emancipada da vizinha Jaraguá em 24 de junho de 1953. Localizada a 170 km de Goiânia, Goianésia tem cerca de 60 mil habitantes e uma superfície de 1,7 mil km². O prefeito Jalles Fontoura comemorou a entrada do Rally dos Sertões na cidade, especialmente pelo impacto econômico causado.

“É uma grande oportunidade para divulgar Goianésia para os turistas estrangeiros, que ficarão na cidade apenas um dia, mas movimentarão a economia, principalmente os hotéis, restaurantes, bares, ambulantes e postos de combustíveis”, disse Jalles ao site da prefeitura.

Para os competidores que partem nesta sexta-feira de Minuaçu (GO) rumo a Goianésia, o deslocamento total será de 550 km, com 264 km de especial cronometrada (231 km para os caminhões). No caminho, um trecho de subida sinuosa de serra, passando por uma zona de garimpo e uma trilha rápida até mais um abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Segundo a organização, será “mais um dia para ficar na memória de todos os participantes, porque vai ser mais um estágio completíssimo”.

No dia seguinte, a caravana do Sertões 2013 chega a sua etapa final, em Goiânia. Após dez dias, serão conhecidos os vencedores das categorias carros, caminhões, motos, UTVs e quadriciclos. No total, terão sido percorridos 4,1 mil km na 21ª edição do principal rali do Brasil, o segundo mais importante do mundo. Deste total, 2.473 km integrarão as especiais cronometradas.

Publicidade

O repórter viajou a convite da organização do Rally dos Sertões 2013

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações