Vendas de moradias usadas nos EUA caem para menor nível em mais de dois anos em janeiro

12 fev 2026 - 12h10

As vendas de moradias ‌usados nos Estados Unidos caíram para o nível mais baixo em mais de dois anos em janeiro, à medida que a queda no estoque elevou os preços das casas.

As vendas recuaram 8,4% ⁠no mês passado, para uma taxa anual ajustada ‌sazonalmente de 3,91 milhões de unidades, o nível mais baixo desde dezembro de 2023, informou ‌a Associação Nacional de Corretores nesta ‌quinta-feira.

Publicidade

Economistas consultados pela Reuters previam que ⁠as revendas de imóveis cairiam para uma taxa de 4,18 milhões de unidades.

As vendas do mês passado provavelmente refletiram contratos assinados em novembro e dezembro e não teriam sido afetadas pelas tempestades ‌de inverno que atingiram grande parte do país ‌em janeiro. As ⁠vendas de ⁠imóveis diminuíram 4,4% em relação ao ano anterior.

"A queda ⁠nas vendas é ‌decepcionante", disse Lawrence Yun, ‌economista-chefe da associação de corretores. "As condições de acessibilidade estão melhorando... devido aos aumentos salariais que superam o crescimento dos preços das casas ⁠e às taxas de hipoteca mais baixas do que há um ano. No entanto, a oferta não acompanhou o ritmo e continua bastante baixa."

O índice de ‌acessibilidade à habitação da associação aumentou para 116,5 em janeiro, o mais alto desde março de ⁠2022, em comparação com 111,6 em dezembro.

Publicidade

O estoque de moradias usadas caiu 0,8%, para 1,22 milhão de unidades. A oferta aumentou 3,4% em relação ao ano anterior. No ritmo de vendas de janeiro, levaria 3,7 meses para esgotar o estoque atual, ante 3,5 meses há um ano.

O preço médio das moradias usadas subiu 0,9% no mês passado em relação ao ano anterior, para US$396.800, o maior valor já registrado em janeiro.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações