O clima mais favorável no exterior após a trégua entre Donald Trump e Xi Jinping se somou a notícias positivas no Brasil, como o corte no preço da gasolina pela Petrobras e a melhora nas projeções de inflação no Boletim Focus.
A trégua nas tensões comerciais entre Estados Unidos e China com expectativa de um encontro entre Donald Trump e Xi Jinping na próxima semana trouxe fôlego aos mercados globais nesta segunda-feira (20) e deu novo impulso à Bolsa brasileira: o Ibovespa subiu 0,77%, aos 144.509 pontos, enquanto o dólar caiu 0,63%, negociado a R$ 5,37.
O clima mais favorável no exterior se somou a notícias positivas no Brasil, como o corte no preço da gasolina pela Petrobras e a melhora nas projeções de inflação no Boletim Focus. Entre as ações mais negociadas, a estatal teve variação moderada após anunciar redução de 4,9% na gasolina nas refinarias, válida a partir desta terça (21), e receber licença do Ibama para explorar a Foz do Amazonas. A Vale avançou 1,28%, com investidores de olho no relatório de produção e vendas que será divulgado após o fechamento.
No destaque do dia, Cogna (+4,78%) e CSN (+4,56%) lideraram entre as maiores altas, enquanto Fleury (-4,30%) caiu após confirmar tratativas com a Rede D’Or, mas sem acordo fechado.
No campo político, o governo Lula segue em busca de apoio no Congresso. A Comissão Mista de Orçamento adiou pela terceira vez a votação da LDO de 2026, enquanto a equipe econômica tenta compensar perdas com a derrota na MP do IOF. Lula também deve indicar Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal e nomeou Guilherme Boulos para a Secretaria-Geral da Presidência, reforçando a articulação com movimentos sociais.
No cenário internacional, o foco está nos balanços de Netflix, Coca-Cola e GM, e nas falas de líderes dos bancos centrais — Lagarde (BCE), Bailey (BoE) e Waller (Fed). O mercado aposta em um corte de 0,25 ponto percentual nos juros dos EUA na próxima semana.
As bolsas da Ásia e da Europa fecharam em alta, refletindo o otimismo com as negociações entre EUA e China. Em Xangai, o índice subiu 1,36%, e no Japão, o Nikkei ganhou 0,15%, após a eleição de Sanae Takaichi, primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra do país.
Entre as empresas brasileiras, também ganharam destaque o pedido de recuperação judicial da Ambipar, que inclui a Environmental ESG Participações e afiliadas, e a expansão do aeroporto executivo da JHSF. A Febraban voltou a defender regras tributárias iguais para bancos e fintechs, afirmando que a diferença na cobrança da CSLL prejudica a concorrência.
Leia a análise completa no Monitor do Mercado, clicando aqui!