URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Inflação ao consumidor nos EUA acelera mais que o esperado em janeiro

14 fev 2018 - 11h43
(atualizado às 12h04)

Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram mais do que o esperado em janeiro, com o núcleo da inflação registrando a maior alta em um ano, o que fortalece as expectativas de que as pressões de preços vão acelerar neste ano e levar a um ritmo mais rápido de altas de juros pelo banco central do país.

Consumidoras carregam sacolas de compras em Boston, Estados Unidos 11/01/2017   REUTERS/Brian Snyder
Consumidoras carregam sacolas de compras em Boston, Estados Unidos 11/01/2017 REUTERS/Brian Snyder
Foto: Reuters

O Departamento do Trabalho informou nesta quarta-feira que seu índice de preços ao consumidor subiu 0,5 por cento no mês passado, com as famílias pagando mais pela gasolina, aluguéis e saúde. Em dezembro, a alta havia sido de 0,2 por cento.

Publicidade

Na base anual, a inflação ao consumidor ficou inalterada em 2,1 por cento, uma vez que o forte avanço do ano passado sai do cálculo.

Excluindo os voláteis componentes de alimentos e energia, o índice de preços ao consumidor subiu 0,3 por cento, ritmo mais forte desde janeiro de 2017 e ante 0,2 por cento em dezembro. Na comparação anual, o núcleo da inflação permaneceu em 1,8 por cento em janeiro, também devido a efeitos de calendário menos favoráveis.

Economistas consultados pela Reuters projetavam alta do índice de 0,3 por cento em janeiro e do núcleo da inflação de 0,2 por cento.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações