Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida

26 dez 2025 - 10h15
(atualizado às 11h45)

O Ibovespa operava em queda nesta sexta-feira, em uma sessão de liquidez reduzida por conta do Natal, fazendo os investidores voltarem suas atenções para o noticiário político doméstico após o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmar ‌seu filho Flávio como seu indicado para pré-candidato à Presidência nas eleições de 2026.

Às 11h32, o Ibovespa, referência ‌do mercado acionário brasileiro, caía 0,37%, a 159.860,69 pontos, após ter marcado 159.358,93 pontos na mínima. No melhor momento, chegou a 160.456,19 pontos.

Publicidade

O volume financeiro somava R$2,61 bilhões.

Na véspera, durante o feriado de Natal, o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou em carta redigida à mão que escolheu seu filho mais velho, ‍Flávio, como seu indicado para pré-candidato à Presidência nas eleições de outubro do ano que vem.

A confirmação aconteceu exatamente 20 dias após o próprio senador pelo PL ter dito que foi escolhido pelo pai, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. ‌Na ocasião, o Ibovespa despencou mais de 4%, enquanto as taxas dos ‌DIs e o dólar dispararam.

Segundo o estrategista da RB Investimentos, Gustavo Cruz, o mercado entende que Flávio Bolsonaro é competitivo para ir para o segundo turno, mas "tem suas dúvidas sobre a possibilidade dele vencer um segundo turno".

Publicidade

Enquanto isso, no exterior, os mercados em Hong Kong, Austrália e na maior parte da Europa permanecem fechados nesta sexta-feira por conta do Natal.

"Como a gente tem uma liquidez reduzida, qualquer tema pode modificar [os preços]", disse Cruz.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN tinha perda de 0,20% e PETROBRAS ON recuava 0,37%, em linha com a variação negativa da commodity no exterior.

- VALE ON tinha acréscimo de 0,11%, na mesma toada de avanço dos futuros do minério de ferro na China.

- ITAÚ UNIBANCO PN recuava 0,68%, BRADESCO PN caía 0,92%, SANTANDER BRASIL UNIT mostrava perda de 0,21%, enquanto BANCO DO BRASIL ON tinha queda 0,64%.

- BRASKEM PNA subia 2,92%, liderando os ganhos do Ibovespa. No início da semana, a IG4 enviou ao Cade o acordo para comprar a fatia da Novonor na Braskem.

Publicidade

- MARCOPOLO PN avançava 1,72%, figurando entre as principais altas. Recentemente, a empresa aprovou ‌aumento de capital com bonificação em ações de 10%.

- AXIA ON caía 1,66%, sendo uma das principais quedas do índice. Antes do feriado de Natal, na segunda-feira, a empresa anunciou um novo programa de recompra envolvendo até 10% do total de ações em circulação de cada classe e espécie da companhia.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações