A bandeira tarifária para os consumidores de energia elétrica no Brasil será verde em abril, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que mantém as contas de luz sem cobrança adicional no próximo mês.
Segundo a Aneel, o volume de chuvas observado em março garantiu níveis satisfatórios dos reservatórios das usinas hidrelétricas, refletindo condições favoráveis de geração de energia.
A bandeira verde está em vigor desde janeiro, com o regime de chuvas em patamar considerado favorável no primeiro trimestre, o que reduz a necessidade de acionamento mais intenso de termelétricas, que têm custo mais elevado, segundo a Aneel.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza ao consumidor o custo real de geração de energia, variando de acordo com fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e o despacho de usinas.