O acordo que encerra disputa legal por direitos dos Ramones após anos

Após duas décadas de litígio com irmão de Joey Ramone, viúva de Johnny Ramone assume controle total sobre o espólio da icônica banda punk

12 fev 2026 - 12h50

Após mais de duas décadas de conflitos judiciais, a disputa pelo controle da obra dos Ramones finalmente chegou ao fim. Um acordo estabeleceu que Linda Cummings-Ramone, viúva do guitarrista Johnny Ramone, detém agora o controle total da Ramones Productions Inc. (RPI), empresa que gerencia a propriedade intelectual e os ativos do icônico grupo de punk rock.

Ramones em 1980 D
Ramones em 1980 D
Foto: E: Johnny Ramone, Dee Dee Ramone, Joey Ramone e Marky Ramone - Peter Noble / Redferns via Getty / Rolling Stone Brasil

Desde a morte dos membros fundadores no início dos anos 2000, o espólio da banda era dividido em 50% para Linda e 50% para Mickey Leigh (nome artístico de Mitchel Hyman), irmão do vocalista Joey Ramone. Essa divisão igualitária resultou em anos atritos entre as partes, com ambos os lados debatendo como a história da banda deveria ser contada e quem teria a palavra final sobre novos projetos.

Publicidade

O ponto de virada ocorreu no início de fevereiro deste ano com um documento judicial recente (via Billboard e Far Out Magazine) revelando que Leigh transferiu sua participação para Cummings-Ramone, conforme um acordo assinado em novembro de 2025. Com isso, Linda passa a ser a proprietária de 100% das ações da RPI, encerrando o litígio com o irmão de Joey Ramone.

Cinebiografia de Joey Ramone

Em meio a esse fogo cruzado, uma das maiores controvérsias dos últimos anos envolvia o filme I Slept With Joey Ramone, uma cinebiografia produzida pela Netflix e estrelada pelo ator e comediante Pete Davidson.

O projeto, baseado nas memórias de Mickey Leigh, era contestado por Linda Cummings-Ramone (via Stereogum). Ela alegava que o filme seria uma versão "unilateral" e "não autorizada" da história do grupo, desenvolvida sem o seu consentimento. Em 2024, a disputa chegou a paralisar a produção, com Linda vencendo rodadas preliminares.

Agora com Linda no controle total, o futuro do filme permanece incerto. Embora o acordo encerre as brigas judiciais, a viúva de Johnny Ramone tem poder para decidir se o projeto seguirá em frente ou se será arquivado.

Publicidade

Curiosamente, a resolução do conflito coincide com o 50º aniversário de "Blitzkrieg Bop", o single de estreia dos Ramones que se tornou um hino e um dos símbolos do punk rock.

Rolling Stone Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se