Opinar sobre a decoração do Galo da Madrugada já virou tradição carnavalesca para os recifenses. Neste ano, um detalhe inédito chamou a atenção dos foliões. Antes de ser içado na Ponte Duarte Coelho na noite de quarta-feira, 11, o Gigante receber um último retoque em sua alegoria: um coração.
Homenageando Dom Helder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, o tema do bloco em 2026 é Galo Folião Fraterno. Pensando na representação que o religioso tem para os pernambucanos, os artistas Leopoldo Nóbrega e Júlio Gonçalves elaboraram a peça que pode ser vista "do lado de fora" do peito do Galo, que remete ao Sagrado Coração de Jesus.
O novo órgão foi colocado por Nóbrega na terça-feira, 10, após um cortejo que partiu de uma missa de ação de graças no Convento de Santo Antônio e foi em direção à Ponte Duarte Coelho, onde o Galo já estava deitado.
A novidade emocionou os recifenses que assistiram à subida do Galo. "Só de ver o coração de Dom Helder ali, foi maravilhoso. Foi uma surpresa muito grande", conta Rosilene de Melo. O passista de frevo Adriano Nascimento também opinou: "Ele está sempre inovando, né? Desta vez com esse coração, parece que ele deu mais vida ainda ao Galo."
Conhecido internacionalmente pela comunidade católica, Dom Helder Câmara é símbolo de fraternidade. O bispo é lembrado como defensor dos perseguidos políticos durante a Ditadura Militar no Brasil e pelo seu serviço pastoral aos mais pobres. "Dom Helder é um patrimônio do estado de Pernambuco. Um homem humanista, uma grande personalidade", relata o folião Alexandre Furtado.
O Galo da Madrugada desfila nas ruas do Recife na manhã do sábado de Carnaval. O evento contará com diversos trios elétricos e grande lista de atrações, incluindo Elba Ramalho, Maestro Spok, Almir Rouche, Raphaela Santos e muitos outros. É esperada uma multidão de mais de um milhão de pessoas.
*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval