A polêmica sobre a paternidade de Luan Ravi, filho da ex-Fazenda Raissa Barbosa, ganhou novos capítulos nesta quinta-feira (19). Após o influenciador Matheus Freire afirmar que foi "usado" pela modelo, Raissa decidiu quebrar o silêncio e expor os motivos que a levaram a desistir de que o amigo assumisse legalmente a criança.
Segundo Raissa, a decisão de interromper o processo de paternidade socioafetiva ocorreu devido a uma série de condições impostas por Matheus, que incluíam guarda compartilhada e divisão de tempo quando o bebê tinha apenas dois meses de vida. "Vamos tá contando a história, não pela metade… Eu não usei ninguém, ele teve exigências que eu não concordei, muitas exigências inclusive", iniciou a modelo.
Raissa detalhou que a primeira exigência era de que o bebê passasse 30 dias na casa de cada um. "Meu bebê tinha 2 meses e 16 dias. Dois meses. Um bebê que ainda estava aprendendo a dormir, que precisava de rotina estável, totalmente dependente de mim. Isso não é divisão justa, isso é ruptura de vínculo", disparou.
Medo no puerpério e controle da imagem
A influenciadora relatou que se sentiu vulnerável emocionalmente ao receber as propostas, que envolviam também a residência fixa do bebê na casa de Matheus por questões "burocráticas" e regras sobre cortes de cabelo e exposição em redes sociais. "Naquele momento eu senti medo real. Medo de perder meu filho. Medo de assinar algo que depois eu não teria controle. Eu estava no puerpério, recém-operada, sem dormir, emocionalmente vulnerável", desabafou Raissa.
O pronunciamento de Matheus Freire
Antes do pronunciamento de Raissa, Matheus Freire havia utilizado suas redes sociais para se defender de acusações de abandono. O influenciador, que se prontificou a assumir Ravi após Raissa ser abandonada pelo genitor biológico, afirma que tentou fazer a situação dar certo.
"O que ninguém sabe é que eu fui usado na minha boa vontade. Brincaram com algo muito sério pra mim, que é o meu desejo de ser pai. Eu tentei fazer dar certo de verdade... mas a Raissa me usou e brincou com toda a minha vontade e boa intenção", escreveu o influencer.
Matheus também divulgou prints de mensagens onde cobrava um retorno de Raissa sobre o registro da criança, alegando ter recebido apenas "desprezo e mensagens visualizadas e não respondidas".
O conteúdo da proposta enviada por Matheus
Raissa expôs a mensagem enviada por Matheus com os termos da paternidade. No texto, o influenciador sugeria a residência alternada: "A minha proposta é a gente fazer uma residência alternada: 30 dias comigo e 30 dias com você. Assim, os dois têm a oportunidade de participar de forma igual no cuidado e no afeto. A residência BASE poderia ser no meu endereço, mas lembrando que isso é apenas burocrático".
O texto ainda mencionava que, nos períodos em que o bebê estivesse com ele, ele assumiria as despesas, e vice-versa, além de exigir comunicação prévia sobre "mudanças visuais ou cuidados específicos", como cortes de cabelo.