Entenda as acusações envolvendo Raissa Barbosa e Matheus Freire sobre a paternidade do filho dela

Influenciador aceitou assumir guarda compartilhada da criança, mas exigências fizeram com que ex-Fazenda desistisse do acordo

19 fev 2026 - 16h52

O influenciador Matheus Freire e a ex-Fazenda Raissa Barbosa estão em pé de guerra por conta da paternidade do filho da influenciadora. Apesar de não ser o pai biológico da criança, Matheus assumiu a paternidade do bebê da amiga depois de ela ser abandonada pelo genitor da criança, durante a gravidez.

Após o nascimento da criança, no entanto, Matheus e Raissa passaram a discordar sobre o nível de envolvimento do influenciador na vida do menino. Na noite desta quarta-feira, 18, o influenciador falou pela primeira vez sobre o tema e se defendeu das acusações de seguidores, de que havia abandonado o menino.

Publicidade
Nas redes sociais, Matheus Freire e Raissa Barbosa trocam acusações sobre paternidade do filho da ex-Fazenda
Nas redes sociais, Matheus Freire e Raissa Barbosa trocam acusações sobre paternidade do filho da ex-Fazenda
Foto: @raissabarbosaoficial via Instagram / Estadão

"Gente, preciso esclarecer uma coisa que eu fiquei muito tempo calado", escreveu em seu perfil no Instagram. "Tem uma história aí sendo contada de um jeito que não é verdade. Eu tenho lido de muita gente em meus directs e postagens que eu abandonei uma criança, a que eu quis me aproximar, cuidar e amar. E isso não aconteceu assim", pontuou.

"O que ninguém sabe é que eu fui usado na minha boa vontade. Brincaram com algo muito sério pra mim, que é o meu desejo de ser pai. Eu tentei fazer dar certo de verdade, me envolvi com carinho e responsabilidade, mas infelizmente do outro lado a situação foi conduzido de uma forma que acabou me machucando muito."

"Fiquei quieto por respeito, mas chega uma hora que a gente cansa de carregar sozinho algo que não fez. Só queria deixar claro que abandono nunca fez parte de quem eu sou. Era pra ser real! Mas a Raissa me usou e brincou com toda a minha vontade e boa intenção", afirmou.

Em seguida, Matheus ainda publicou uma série de fotos das conversas entre ele e Raissa sobre o registro da criança. Nas mensagens, é possível ver o influenciador cobrando uma posição da amiga, mas sendo ignorado. "Eu tentei de todas as formas, eu insisti por dias… Ganhei desprezo, mensagens visualizadas e não respondidas", desabafou.

Publicidade

"Ela brincou comigo e me deixou até hoje ser xingado e julgado por muita gente que esperava me acompanhar na rotina do bebê e eu pedi pra ela se pronunciar de algum jeito pra que isso tivesse um fim sem brigas e em paz", finalizou.

Raissa Barbosa rebate influenciador

Após as falas de Matheus Freire repercutirem nas redes sociais, Raissa Barbosa usou o seu perfil no Instagram para rebater as acusações. "Vamos tá contando a história, não pela metade… Eu não usei ninguém, ele teve exigências que eu não concordei, muitas exigências inclusive", afirmou a ex-Fazenda.

Em seguida, ela compartilhou novas fotos de conversas entre os dois, em que Matheus fazia uma série de exigências sobre a criação da criança. Na troca de mensagens é possível ver que o influenciador sugeriu que o menino alternasse sua estada entre os dois, vivendo 30 dias na casa de Matheus e 30 dias na casa de Raissa. Por fim, o amigo ainda disse que gostaria de registrar a sua moradia como a "residência fixa" da criança.

Em seu Instagram, Raissa Barbosa compartilhou fotos de conversa com Matheus Freire
Foto: @raissabarbosaoficial via Instagram / Estadão

"Eu não usei e nem brinquei com o Matheus", afirmou Raissa. "Eu apenas não concordei com as exigências que ele fez. E não foram poucas. Eu não rejeitei paternidade, eu rejeitei imposições. Primeira exigência: 30 dias com ele e 30 dias comigo. Meu bebê tinha 2 meses e 16 dias. Dois meses", justificou.

Publicidade

"Um bebê que ainda estava aprendendo a dormir, que precisava de rotina estável, totalmente dependente de mim. Isso não é divisão justa, isso é ruptura de vínculo", acusou a ex-Fazenda. "Segunda exigência: residência base na casa dele. E não, isso não é 'só burocrático'. Residência base define muita coisa. E eu já carrego um trauma por questões do meu outro filho, que não vem ao caso."

No desabafo, Raissa afirmou que teve medo de perder o filho ao ler as demandas do amigo. "Naquele momento eu senti medo real. Medo de perder meu filho. Medo de assinar algo que depois eu não teria controle. Eu estava no puerpério, recém-operada, sem dormir, emocionalmente vulnerável. E recebo uma proposta com guarda compartilhada com residência fixa na casa dele, divisão matemática de tempo e divisão de despesas por período", argumentou.

"Ou seja, quando o bebê estivesse comigo eu pagaria tudo sozinha, sendo que eu já fazia tudo sozinha e os gastos são altíssimos. Quando estivesse com ele, ele pagaria. Mas filho tem custo fixo, filho tem custo alto. Pai ajuda a mãe. Não é rodízio financeiro", finalizou. Após a polêmica, Raissa ainda revelou que a criança está registrada somente em seu nome.

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações