Em livro, Preta Gil admitiu se arrepender de nudez em álbum de estreia após opinião do pai: 'Um sábio'

Cantora morreu aos 50 anos neste domingo, 20, vítima de um câncer de intestino

20 jul 2025 - 23h29
(atualizado às 23h51)
Resumo
Preta Gil, cantora e empresária, faleceu aos 50 anos devido a um câncer de intestino; em sua autobiografia, revelou arrependimento pela nudez na capa de seu álbum de estreia após opinião de seu pai, Gilberto Gil.
Preta Gil
Preta Gil
Foto: Reprodução/Instagram

Autenticidade. Essa é a palavra que definiu o trabalho artístico de Preta Gil desde seu álbum de estreia, o Prêt-à Porter. Gravado em 2003, o disco deu o que falar ao estampar na capa uma foto dela nua, em preto e branco. Em sua autobiografia lançada no ano passado, a artista que morreu neste domingo, 20, relembrou a repercussão da 'ousadia' e admitiu ter se arrependido após escutar a opinião de Gilberto Gil.

O livro Preta Gil: Os primeiros 50 chegou às livrarias em 8 de agosto de 2024, no dia do seu aniversário de 50 anos. Na obra, a cantora e empresária relembrou sua trajetória, abriu a intimidade de sua família e relações amorosas e falou com sinceridade sobre a batalha contra um câncer de intestino.

Publicidade
Famosos e amigos lamentam morte de Preta Gil: ‘Muita saudade’
Video Player

Semanas depois, em 25 de agosto, Preta anunciou a volta da doença em quatro lugares do corpo. 

Na autobiografia, a filha de Gilberto Gil relembra um momento importante de sua vida: o lançamento do primeiro álbum. Com uma carreira consolidada no meio artístico como empresária, Preta se aventurou 'do outro lado da moeda' em grande estilo, incentivada pelas amigas Ivete Sangalo e Ana Carolina, como conta no livro.

Na capa do álbum, a artista aparece nua, coberta por fitas do Senhor do Bonfim, souvenirs famosos da Bahia. 

Álbum de estreia foi lançado em 2003
Foto: Reprodução

Batizado de Prêt-à Porter (uma expressão francesa famosa que significa "pronto para vestir"), o disco conta com a icônica Sinais de Fogo, que acabou se tornando seu maior sucesso da carreira. A estreia na carreira musical chamou a atenção do público como a cantora esperava, mas a recepção não foi 100% positiva. 

Publicidade

Na obra e em entrevistas que deu ao longo da vida, Preta relembrou a enxurrada de críticas que recebeu sobre seu corpo por conta da nudez. Em uma live com Antonia Frering, em 2020, ela falou sobre o assunto. 

"Quando fiz meu primeiro álbum, me senti renascendo. Quando a gente estava fazendo as fotos, me achei careta. Eu, que sou filha de tropicalista e já vi tantas coisas incríveis, me vi fazendo umas poses caretas e achei que isso não tinha nada a ver com o disco. Propus: posso ficar pelada?", contou. O resto foi história.

Preta Gil morre aos 50 anos em Nova York
Video Player

Um ano antes, em entrevista ao Conversa Com Bial, Preta detalhou o 'estardalhaço' público que a imagem gerou. “Aquela capa foi incrível, emblemática. Na época eu dizia: ‘Gente, qual o problema de eu fazer uma capa nua?’", destacou.

Sua opinião mudou quando ouviu um comentário de Gilberto Gil sobre a capa. "Lembro que quando eu fui mostrar para o meu pai, ele falou: ‘Desnecessário, Preta’. Aquilo foi uma confusão na minha cabeça", admitiu. 

Publicidade

"Pensei no meu pai, tropicalista, moderno, falando ‘desnecessário’? Mas o meu pai é um sábio. Ele sabia exatamente o que eu ia passar depois e não deu outra”, lembrou. A cantora se referia à série de ataques gordofóbicos que sofreu após a estreia como cantora. 

“Eu lancei o disco achando que estava abafando, achando que eu era bonita e gostosa, tudo certo. E aí veio uma enxurrada de críticas, muito conservadorismo, muito preconceito. Ele tentou me proteger. Depois desse escândalo, que nunca imaginei que fosse acontecer, eu comecei a questionar se realmente as pessoas não estavam certas”, declarou a Pedro Bial, em 2019. 

Veja a última vez que Preta Gil subiu ao palco em show ao lado do pai, Gilberto Gil, em SP
Video Player

Preta Gil morreu nos EUA

Preta Gil morreu aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. A artista estava em tratamento de câncer de intestino desde janeiro de 2023.

Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons, e segue o talento musical da família. 

Preta passou mal quando estava indo ao aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil, uma ambulância foi chamada, mas ela morreu a caminho do hospital. 

Publicidade
Preta Gil em foto com a mãe, Sandra Gadelha, o filho, Francisco, e a neta, Sol de Maria
Foto: Reprodução/Instagram
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se