Apelido marcado na pele da filha e em música de Gil: quem é Sandra Gadelha, mãe de Preta Gil?

A música foi cantada por Preta e Gil na última apresentação dos dois, quando a cantora já estava doente

20 jul 2025 - 22h48
(atualizado às 23h19)
Resumo
Sandra Gadelha, ex-mulher de Gilberto Gil e mãe de Preta Gil, teve seu apelido "Drão" eternizado em uma das músicas mais icônicas do cantor, refletindo sua história com ele e sua relevância na Tropicália e na família Gil.
Veja a última vez que Preta Gil subiu ao palco em show ao lado do pai, Gilberto Gil, em SP
Video Player

Apesar de separada de Gilberto Gil há décadas, Sandra Gadelha, de 77 anos, continua presente na vida do artista. É para a mãe de Preta Gil que foi dedicada Drão, uma das músicas mais famosas do cantor e compositor baiano. O título da música é justamente o apelido de Sandra, que também foi tatuado por Preta mais tarde. 

Sandra foi a terceira esposa de Gil, depois de relacionamentos com Nana Caymmi e Belina de Aguiar. Com ela, o cantor teve três filhos: Pedro, Preta e Maria Gil. O primeiro morreu em um acidente de carro, aos 19 anos. 

Publicidade
Preta Gil em foto com a mãe, Sandra Gadelha, o filho, Francisco, e a neta, Sol de Maria
Preta Gil em foto com a mãe, Sandra Gadelha, o filho, Francisco, e a neta, Sol de Maria
Foto: Reprodução/Instagram

Parte do matrimônio de Sandra e Gil foi vivida em Londres, enquanto o músico estava em exílio durante a ditadura militar. O casal ficou fora do País por dois anos, de 1970 a 1972. 

Drão conviveu por anos com os músicos da Tropicália e criou fortes vínculos com eles. Ela, inclusive, é irmã de Dedé Veloso, a primeira esposa de Caetano, grande amigo de Gil.

Em um aniversário, em 2024, Sandra ganhou uma homenagem do perfil da cantora Gal Costa, também já falecida. No texto, Drão é chamada de "comadre" de Gal e "irmã da vida" da artista. 

Em 1980, Gil separou-se da mãe de Preta e conheceu Flora, sua atual esposa. No ano seguinte, Gil escreveu Drão, uma canção que fala sobre a separação dos dois. "Quem poderá fazer aquele amor morrer. Se o amor é como um grão", compôs o artista. 

Publicidade

A música foi cantada por Preta e Gil na última apresentação dos dois, quando a cantora já estava doente, durante a turnê de despedida do cantor.  

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se