Brentwood é um dos bairros com menor índice de crimes na cidade de Los Angeles. Apesar disso, ali aconteceram crimes que chocaram os Estados Unidos e tiveram repercussão planetária.
O mais recente foi o duplo homicídio no número 255 da arborizada Avenue Chadbourne. No dia 14 de dezembro, o cineasta Rob Reiner e a mulher dele, a fotógrafa Michele Singer-Reiner foram mortos com perfurações. O filho deles, Nick Reiner, está preso sob acusação de ser o autor dos assassinatos.
Com 6 quartos e 6 banheiros, a casa em estilo colonial está avaliada em 9 milhões de dólares (cerca de R$ 50 milhões). Foi construída em 1936 pelo ator ganhador do Oscar Henry Fonda, pai da estrela Jane Fonda.
Na sequência, teve como proprietários o ator de ‘Casablanca’ Paul Henreid e o roteirista Norman Lear. Bob Reiner a comprou em 1991 porque já frequentava a propriedade e sempre quis morar nela.
Agora, a mansão faz parte do ‘crime tourism’, a rota mórbida de imóveis onde ocorreram tragédias com celebridades em Hollywood. Na mesma região de Brentwood, duas casas atraem milhares de pessoas todos os anos.
A discreta construção em estilo espanhol na 12305 Fifth Helena Drive, Marilyn Monroe foi encontrada morta em 5 de agosto de 1962, aos 36 anos, por intoxicação de barbitúricos.
Até hoje, não há certeza se a mulher mais sexy da história do cinema cometeu suicídio ou acabou vítima de overdose involuntária. Há, ainda, a lenda de que teria sido assassinada.
Os atuais proprietários queriam demolir a construção para unir o terreno a uma propriedade vizinha, mas um juiz os proibiu por considerar que se trata de um ‘marco histórico’ da região.
O outro endereço a receber visitantes é o 879 South Bundy Drive, onde Nicole Brown Simpson e seu amigo, Ron Goldman, foram mortos a golpes de faca em 12 de junho de 1994, levando o marido dela, o astro do futebol americano O. J. Simpson, a protagonizar o julgamento mais midiático e polêmico de todos os tempos nos Estados Unidos.
O número original do imóvel era 875. O novo proprietário pediu a alteração para evitar a peregrinação de curiosos, porém, foi inútil: as pessoas continuam a parar diante da fachada remodelada para fazer fotos e vídeos.
O jornal ‘New York Post’ fala em ‘maldição de Brentwood’. Talvez seja exagero, mas é curioso que uma área tão pacata no dia a dia — e, por isso mesmo, escolhida por várias celebridades para morar — tenha casos tão assustadores de violência com famosos.