Oferecimento

Para encarar de frente o Nano Banana Pro, OpenAI lança o novo ChatGPT Images

Empresa garante que a geração de imagens é quatro vezes mais rápida

19 dez 2025 - 12h12
(atualizado às 14h12)
Foto: Xataka

Talvez você se lembre de quando, há alguns meses, metade da internet começou a criar imagens no estilo do Studio Ghibli com o ChatGPT para publicá-las nas redes sociais. A "mágica" por trás daquela febre era o novo modelo de geração de imagens da OpenAI. Pouco depois, nossa atenção já estava em outro lugar: na dificuldade de distinguir da realidade algumas imagens criadas com o Nano Banana Pro.

O novo modelo generativo do Google virou o assunto do momento e, em alguns cantos da internet, foi eleito como superior à ferramenta da OpenAI. Mas a corrida ainda está sendo disputada, com os gigantes da tecnologia buscando com afinco a liderança da IA. Como era de se esperar, a empresa liderada por Sam Altman respondeu. Nesta terça-feira, ela lançou um novo ChatGPT Images, que chega trazendo várias melhorias para os usuários.

Publicidade

A edição como elemento-chave

Um dos grandes desafios históricos das ferramentas de geração de imagens sempre foi a edição pontual de elementos específicos. O novo ChatGPT Images, impulsionado pelo modelo GPT Image 1.5, aponta diretamente para resolver essa limitação, permitindo modificar apenas aquilo que nos interessa, desde um objeto específico até a iluminação, a composição ou até mesmo a aparência das pessoas. Isso abre a porta para combinar elementos ou introduzir mudanças muito específicas sem precisar refazer a imagem inteira, algo que, até agora, costumava ser um ponto fraco nesse tipo de modelo.

Com o modelo anterior, não era raro encontrar longos ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Publicidade

Você não pode enviar conteúdo da Netflix do seu celular para a sua TV; e a Apple sabe disso perfeitamente bem

Achávamos que 8 GB de RAM era coisa do passado, mas a crise global de memória diz o contrário — configurações melhores poderão ficar inacessíveis

Os Estados Unidos podem vencer a corrida da IA, mas o problema é outro: a China está vencendo todas as outras

Parecia ficção científica, mas é real: brasileiro entra para o Guinness ao realizar cirurgia sem estar no mesmo país

Especialistas abriram um arquivo esquecido na internet e o que encontraram é assustador: 4,3 bilhões de dados de metade do planeta exposta

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se