O PayPal solicitou autorização à Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) e ao Departamento de Instituições Financeiras de Utah para criar uma empresa de empréstimos industriais com sede em Utah. Esse tipo de entidade pode conceder empréstimos, manter depósitos assegurados pela FDIC e ser propriedade de uma instituição não financeira.
Segundo declarou o CEO do PayPal, Alex Chriss, "obter capital continua sendo um obstáculo significativo para pequenas empresas que buscam crescer e expandir". A criação do PayPal Bank reduziria a dependência de terceiros para oferecer financiamento, melhorando a eficiência operacional. De acordo com a empresa, desde 2013, o PayPal já facilitou mais de 30 bilhões de dólares em empréstimos e capital para mais de 420 mil contas empresariais ao redor do mundo.
Um contexto regulatório favorável
Essa iniciativa do PayPal ocorre em um momento de abertura regulatória nesse setor durante a administração Trump. Conforme reporta a Bloomberg, na semana passada, cinco plataformas de criptomoedas, incluindo Ripple e Circle, receberam aprovação preliminar para criar bancos nacionais de trust. Até alguns anos atrás, essa aprovação era percebida como um processo complicado.
O PayPal se junta a uma onda de empresas de tecnologia financeira que buscam se tornar instituições bancárias regulamentadas. Segundo o Financial Times, o brasileiro Nubank e a exchange de criptomoedas Coinbase solicitaram licenças bancárias neste ano.
Curiosamente, outras empresas que, a...
Matérias relacionadas
Com este acessório, um telefone Galaxy se transforma em um notebook de verdade
Adeus aos trailers falsos? YouTube declara guerra e bane gigantes que usavam IA para enganar milhões