Mark Zuckerberg já tem os "galácticos" de que precisava para sua equipe de superinteligência. Conseguir o talento foi apenas parte do plano. A outra parte é o que fazer com ele — e colocá-lo para trabalhar exige uma coisa: poder computacional. A Meta tem pressa e, enquanto atua em várias frentes, começou a construir centros de dados em tendas ao ar livre.
Por mais incrível que pareça
Na Meta, estão ditando seu próprio ritmo para construir centros de dados. Diante da urgência de adicionar capacidade computacional, foi necessário erguer esses centros o mais rápido possível — e o atalho foi montá-los em tendas ao ar livre. Um porta-voz da empresa confirmou isso ao Business Insider. O fato de estarem fazendo isso não significa que seja algo comum: não se trata apenas de adicionar potência, mas de fazer isso de forma que a integração dos equipamentos não comprometa a sustentabilidade energética e de resfriamento do sistema. Surpreende que estejam utilizando tendas, especialmente no verão, considerando as dificuldades adicionais para a gestão do calor.
Zuck imitando Musk
A jogada de Zuckerberg lembra a de outro rival na corrida pela inteligência artificial, e não é coincidência. Elon Musk já fez a loucura de instalar 100 mil GPUs da Nvidia em 19 dias — algo que surpreendeu até o próprio Jensen Huang. Segundo o Semianalysis, o primeiro meio a revelar os planos faraônicos da Meta, o design dos centros de dados da empresa foi influenciado pela velocidade com que Musk atuou na xAI ...
Matérias relacionadas
Por ter esperado 14 anos para vender seus Bitcoins, este homem agora é bilionário
"Cidade perdida" com visual extraordinário é encontrada nas profundezas do oceano
O que a SpaceX conseguiu com a Starship é incrível; mas isso custou a saúde de seus funcionários