Quando agricultores de uma pequena vila na China decidiram drenar alguns lagos em 1992, na província de Zhejiang, não imaginavam que estavam prestes a descobrir um dos maiores enigmas arqueológicos do país. Eles encontraram um conjunto de 24 cavernas artificiais com mais de 2 mil anos de existência, mas quase sem qualquer registro histórico que explicasse sua origem. Essas estruturas, conhecidas como Cavernas de Longyou, deixaram os pesquisadores surpresos pela engenharia sofisticada, pela precisão das escavações e por permanecerem "escondidas" por tanto tempo.
Agricultores chineses descobrem tesouro arqueológico
As Cavernas de Longyou, também conhecidas como Câmaras de Pedra Xiaonanhai, foram encontradas totalmente por acaso por um grupo de quatro agricultores chineses. Enquanto eles drenavam a água de 5 lagos da sua aldeia, eles se depararam com entradas que levavam a salões enormes, construídas na formação geológica de arenito da Colina Fenghuang.
Ao todo, eram 5 grandes cavernas artificiais e 19 cavernas menores. As maiores cavernas medem entre 18 e 34 metros de extensão e podem atingir até 20 ou 30 metros de altura, com paredes e tetos esculpidos de maneira uniforme. As superfícies internas são marcadas por fileiras paralelas de marcas de cinzel, uma ferramenta manual com uma lâmina de corte usada para esculpir, todas feitas em ângulo semelhante, o que indica um projeto arquitetônico que foi planejado. Além do tamanho impressionante, as cavernas apresentam características...
Matérias relacionadas
Como achar o CEP em segundos usando o Google Maps — e por que isso facilita sua vida