As proteínas deveriam ser um dos pilares de qualquer dieta equilibrada. Seja para manter a forma, perder peso ou ganhar massa muscular, elas são essenciais. O problema é que nem sempre é fácil atingir a quantidade diária recomendada — e é aí que a indústria dos produtos prontos encontrou um nicho valioso.
Como?
Com alimentos ultraprocessados que usam o marketing a favor e acabam ofuscando outras fontes naturais de proteína que já cumprem bem esse papel.
Também existem os suplementos proteicos, claro, e eles são úteis em dietas com alta demanda física. Mas e se, em vez de tomar apenas um shake de proteína, a gente misturasse com café? Há alguns anos surgiu no TikTok a moda do proffee — junção de protein com coffee. E, ao contrário do que muitos pensavam, a tendência não passou. Ela continua firme e, na verdade, pode não ser uma ideia tão ruim quanto parece.
Marcas como a Starbucks logo embarcaram nessa onda, mas o café proteico é algo que dá pra fazer em casa sem muito mistério. Só é preciso ter um certo cuidado na hora de combinar os ingredientes, senão o resultado pode acabar virando uma verdadeira poção do inferno.
O segredo do café com proteína: acertar na combinação
Tem muita mistura por aí que deixa dúvidas, mas café com proteína parece mesmo uma daquelas fórmulas simples e certeiras. De um lado, temos o café — uma bebida que, além do efeito energético da cafeína, traz vários benefícios para a saúde. É claro que é preciso atenção à quantidade de cafeína consumida, ...
Matérias relacionadas
Fenômeno quântico previsto há 65 anos foi comprovado com experimento inédito
Um estudo japonês comprova que andar de moto faz bem para o cérebro: melhora a atenção e a memória