Famoso por suas histórias envolvendo o desaparecimento misterioso de embarcações e aeronaves, o Triângulo das Bermudas, no Oceano Atlântico Norte, é alvo de um novo estudo geológico que revelou fatos inéditos sobre a sua formação. O trabalho detectou sob as ilhas uma gigantesca estrutura geológica que desafia o conhecimento tradicional sobre a composição das camadas da Terra.
Ilhas vulcânicas gradualmente submergem por conta do movimento das placas tectônicas. É o que acontece no Havaí, por exemplo. Mas a Ilha de Bermuda -- um dos vértices do triângulo -- é uma exceção. Os vulcões dessa ilha estão inativos há 31 milhões de anos, mas ela permanece elevada sobre as águas.
Um grupo de sismólogos dos Estados Unidos descobriu que na Ilha de Bermuda, sob a crosta, existe uma camada adicional de rocha de vinte quilômetros de espessura. O trabalho foi publicado na revista especializada Geophysiccal Research Letters, no fim de novembro, e mostra que a camada extra funciona como uma plataforma, elevando a ilha por cerca de 500 metros do solo oceânico, e impedindo que afunde.
O famoso local fica entre entre a Flórida. as Bahamas e Porto Rico.
"Normalmente, depois da crosta oceânica, encontramos o manto terrestre", explicou um dos autores do estudo, William Fraser, do Instituto Carnegie. "Mas na Ilha de Bermuda existe essa outra camada, entre a crosta e o manto. Essa espessura nunca foi observada em nenhuma outra camada semelhante ao redor do mundo."
Os cientistas acreditam que a camada extra foi formada durante a última erupção vulcânica, quando rochas do manto terrestre penetraram na crosta onde se solidificaram.
A geóloga Sara Mazza, que não participou do estudo, afirmou que a composição da rocha indica que é originária do manto e, provavelmente, se formou durante a formação do supercontinente Pangea (entre 900 e 300 milhões de anos atrás).
"O fato de estar localizada numa área que era o coração do último supercontinente é parte da história que torna esse lugar tão único", afirmou a geóloga do Smith College (de Massachusetts, nos EUA) em entrevista à revista Live Science.
Os pesquisadores planejam, agora, estudar outras ilhas ao redor do mundo para entender se Bermuda é a única a apresentar tal fundação geológica.