Já se sabe que, durante a gestação, tudo que a gestante ingere ou faz influencia diretamente no bebê. Mas você sabia que os pais também podem "passar adiante" os efeitos do próprio estilo de vida, antes mesmo da concepção? Um novo estudo publicado no Cell Metabolism mostra que a prática regular de exercícios por parte do pai, antes da fecundação, pode melhorar a resistência física e até o metabolismo dos futuros filhos. A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Nanjing, na China, e analisou como pequenas moléculas de RNA presentes no esperma carregam informações biológicas capazes de alterar o desenvolvimento da prole, filhos e filhas de um indivíduo ou de um casal.
Estudo revela que exercício físico paterno altera a resistência e metabolismo dos filhos
Os exercícios físicos são fundamentais na vida de todo mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde a prática de exercícios físicos proporciona benefícios para a saúde física e mental, seja fortalecendo os músculos, prevenindo doenças como câncer e diabetes, reduzindo sintomas de depressão e ansiedade e melhorando o bem-estar de forma geral. Mas o que ninguém sabia é que os filhos também são influenciados positivamente com a prática de atividade física dos pais.
Para fazer testes que comprovassem a teoria, eles decidiram utilizar os melhores amigos da Ciência: os camundongos. Eles observaram os animais e os separaram em dois grupos: machos sedentários e machos treinados em exercícios de resistência. A ...
Matérias relacionadas