Dono de casa encontra mais de 100 cobras em jardim na Austrália

Especialistas retiraram 102 cobras, entre elas 97 filhotes recém-nascidos, de um quintal nos subúrbios de Sydney

7 fev 2025 - 16h05
(atualizado às 16h41)
Foram encontradas cobras adultas e filhotes no monte
Foram encontradas cobras adultas e filhotes no monte
Foto: Reprodução/Reptile Relocation Sydney

Encontrar uma cobra no quintal pode não ser uma grande surpresa para quem mora na Austrália, mas um morador de Sydney teve um susto muito maior do que imaginava. Ao notar a presença de alguns répteis entre a cobertura vegetal de seu jardim, David Stein chamou especialistas para verificar a situação — e descobriu que havia 102 cobras escondidas no local.

O resgate foi feito por Dylan Cooper, capturador da empresa Reptile Relocation Sydney, conforme a CNN. Após vasculhar a pilha de cobertura, ele encontrou cinco cobras adultas e 97 filhotes, segundo Cory Kerewaro, proprietário da empresa.

Publicidade

As serpentes eram da espécie cobra-de-barriga-vermelha, conhecidas por seu veneno potente. De acordo com Kerewaro, fêmeas dessa espécie costumam se reunir para dar à luz, mas testemunhar o nascimento de tantos filhotes, ao mesmo tempo é um evento raro.

"Isso nunca foi realmente visto", afirmou Kerewaro ao jornal. "É algo bastante bizarro." Uma das fêmeas removidas chegou a parir mais filhotes dentro do saco de transporte. Ao todo, Cooper levou cerca de três horas para retirar todos os animais do quintal.

A chamada de Stein aconteceu no momento ideal, segundo os especialistas. Caso demorasse mais, as cobras poderiam ter se espalhado pela vizinhança.

"Eles tinham acabado de nascer e estavam prontos para explorar o mundo", explicou Kerewaro. "Ele nos chamou na hora certa."

Publicidade

Stein, que mora em Horsley Park, a cerca de 32 quilômetros do centro de Sydney, contou ao programa matinal Sunrise que notou a movimentação na semana anterior, nos locais onde havia espalhado a cobertura vegetal para manter suas árvores saudáveis.

"Eu vi um monte de cobras na pilha de cobertura... e isso me deu arrepios", relatou. "Quando peguei minha câmera... elas já tinham entrado na pilha."

Inicialmente, ele pensou que eram apenas seis répteis. "Foi aterrorizante", admitiu. Dias depois, percebeu que as cobras haviam se movido para outra parte do jardim e se agrupado novamente.

Ao pesquisar na internet, sua esposa descobriu que fêmeas da espécie tendem a se reunir antes do parto. A possibilidade de haver mais filhotes a caminho fez com que o casal procurasse a Reptile Relocation Sydney.

Apesar do susto, Stein afirmou que assistir ao resgate foi "emocionante", mas que agora está "aliviado por elas terem ido embora". Os animais serão soltos em um parque nacional, informou Kerewaro.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se