O transporte marítimo movimenta cerca de 90% do comércio mundial e, ao mesmo tempo, está entre os grandes emissores de CO₂ no setor logístico. Por isso, reduzir sua pegada é uma questão global. Nesse contexto, a China acaba de lançar ao mar o maior porta-contêineres 100% elétrico construído até hoje, algo que, até pouco tempo atrás, parecia restrito a projetos-piloto.
O Ning Yuan Dian Kun, desenvolvido pelo estaleiro Jiangxi Jiangxin Shipbuilding, iniciou seus testes em Xangai após completar todas as provas de amarração. Esse colosso mede exatamente 127,8 m de comprimento, 21,6 m de boca e pode transportar até 740 contêineres padrão de 20 pés (740 TEU). Seu deslocamento é de cerca de 10.000 toneladas e atinge uma velocidade máxima de aproximadamente 11,5 nós. Foi concebido desde o início para operar comercialmente em rotas costeiras reais, tanto em navegação quanto em porto.
Mas o que o torna verdadeiramente único está sob o convés. O sistema de propulsão se baseia em dez baterias alojadas em contêineres modulares, com capacidade total de até 19.000 kWh. Elas alimentam dois motores elétricos de ímãs permanentes de 875 kW cada. A chave é que essas baterias não apenas podem ser recarregadas por conexão elétrica de alta tensão no porto, mas também podem ser rapidamente substituídas por módulos já carregados. Ou seja, o navio pode "abastecer" trocando contêineres energéticos, minimizando o tempo de inatividade — algo que a China já está testando também em terra com seus caminhões.
...
Matérias relacionadas
Parece Brasil: por causa da criminalidade, cresce a procura por cães de defesa no Reino Unido
A que ponto chegamos: já existe empresa comercializando namorados de IA
Não se mude antes de ler isso: essas são as piores cidades para se viver no Brasil