Oferecimento

Governadora de Nova York retira proposta de expansão do serviço de robotáxis

19 fev 2026 - 15h29

A governadora de Nova York, Kathy ‌Hochul, retirou sua proposta de permitir serviços comerciais de robotáxis em cidades menores fora de Nova York, disse um porta-voz nesta quinta-feira.

"Com base em conversas com as partes interessadas, incluindo membros do legislativo, ficou ⁠claro que não havia apoio suficiente para levar adiante ‌essa proposta", disse o porta-voz.

Publicidade

A medida representa um revés para a Waymo, empresa de veículos autônomos ‌da Alphabet, que recebeu sua ‌primeira licença para começar a testar unidades ⁠do tipo na cidade de Nova York no ano passado, ainda que com um especialista treinado ao volante.

A empresa, que oferece viagens pagas sem motorista ao público em cidades da região da Baía de São ‌Francisco, além de partes de Los Angeles, Phoenix, ‌Austin, Atlanta, entre outras, ⁠esperava expandir ⁠sua já considerável presença no mercado de robotáxis e alcançar ⁠um grande número ‌de novos usuários.

"Embora estejamos ‌desapontados com a decisão da governadora, estamos empenhados em levar nosso serviço a Nova York e trabalharemos com a Assembleia Legislativa do Estado para ⁠avançar nessa questão", disse um porta-voz da Waymo.

"Recebemos mensagens de milhares de nova-iorquinos que já experimentaram o Waymo em outras cidades e querem ter acesso a ele em ‌casa", acrescentou o porta-voz.

Publicidade

A operação de veículos autônomos já enfrenta um caminho difícil para a comercialização, visto ⁠que a tecnologia tem sido alvo de intenso escrutínio devido a preocupações com a segurança, após acidentes.

"Os veículos autônomos já estão reduzindo os índices de acidentes e melhorando a segurança dos pedestres no Arizona, na Califórnia e no Texas. É decepcionante que a governadora Hochul esteja retirando sua proposta, porque os nova-iorquinos merecem as mesmas proteções comprovadas", disse Adam Kovacevich, presidente-executivo da Câmara do Progresso -- entidade privada que defende políticas públicas de interesse das Big Techs.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações