PUBLICIDADE

RJ inicia campanha de vacinação contra poliomielite

Crianças de 1 a 4 anos podem receber a gotinha na boca, sem aplicação de injeção. Vacinação vai até 14 de junho

27 mai 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A vacina está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde da cidade do Rio de Janeiro. Erradicada no Brasil desde 1994, a continuidade da vacinação visa justamente impedir a volta da doença.
Responsáveis devem levar caderneta ou comprovante de vacinação mesmo quando imunizações de rotina estiverem em dia
Responsáveis devem levar caderneta ou comprovante de vacinação mesmo quando imunizações de rotina estiverem em dia
Foto: Edu Kapps/Arquivo SMS

Começa em 27 de maio a campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos no Rio de Janeiro. A aplicação é destinada a quem está em dia com o esquema básico, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Ao utilizar a vacina oral contra poliomielite (VOP), o objetivo é reduzir o risco da reintrodução dessa doença no país e aumentar a cobertura vacinal. Erradicada no Brasil desde 1994, a continuidade da vacinação visa justamente impedir a volta da doença.

Caracterizada por um quadro de paralisia decorrente do poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, a doença acomete os membros inferiores.

A meta é vacinar 236 mil crianças de 1 a 4 anos, o que corresponde a 95% da população alvo, que 248 mil indivíduos.

A vacina está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados por toda a cidade.

Além desses locais, a vacinação ocorre no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h.

Também acontece no Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.

A campanha de vacinação contra a poliomielite vai até o dia 14 de junho. Ao se dirigir aos postos com a criança, os responsáveis devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação para avaliação da situação vacinal, mesmo em casos de apresentação das imunizações de rotina em dia.

Apenas pacientes imunodeprimidos, dentro da faixa etária determinada, e menores de 1 ano de idade, não estão indicados para vacina oral contra poliomielite (VOP). Mesmo assim, poderão ter indicação para vacina inativada (VIP).  

As unidades de saúde de referência podem ser conferidas aqui.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade