Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aberta consulta pública para sugerir mudanças no sistema prisional da Bahia

Objetivo é enfrentar a calamidade nas prisões, em cumprimento à decisão do STF. Formulário está aberto até 25 de julho

18 jul 2025 - 10h11
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Bahia abriu consulta pública para receber contribuições ao Plano Estadual Pena Justa, visando enfrentar a calamidade no sistema prisional e promover direitos fundamentais, em conformidade com diretrizes nacionais.
Plano nacional recolhe sugestões nos estados visando melhorar as condições do sistema prisional. Na Bahia, até 25 de julho.
Plano nacional recolhe sugestões nos estados visando melhorar as condições do sistema prisional. Na Bahia, até 25 de julho.
Foto: CNJ

A Bahia abriu consulta pública para receber contribuições ao Plano Estadual Pena Justa, permitindo que pessoas presas e seus familiares, organizações de direitos humanos e cidadãos enviem propostas para enfrentar a calamidade do sistema prisional.

O Pena Justa é uma iniciativa nacional que pretende corrigir a superlotação nos presídios, promover melhores condições de encarceramento e garantir os direitos fundamentais de pessoas privadas de liberdade. Na Bahia, as sugestões podem ser enviadas através de um formulário eletrônico (link no final da matéria).

O Plano Pena Justa, homologado pelo STF em 2024, cumpre diretrizes fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), assegurando participação social ampla, com especial atenção à equidade de gênero, raça e grupos vulnerabilizados.

Trata-se de uma ação fundamental para ouvir a sociedade e construir um plano realista, juridicamente consistente e de acordo com as necessidades do sistema prisional baiano. O Plano é coordenado pelo Comitê Estadual de Políticas Penais, instituído no âmbito do Programa Bahia pela Paz.

O Plano Pena Justa Estadual está dividido em quatro eixos principais, que norteiam as ações a serem implementadas: controle da entrada e das vagas do sistema prisional; qualidade do ambiente, dos serviços prestados e da estrutura prisional; processos de saída da prisão e reintegração social; políticas para evitar a repetição de inconstitucionalidades no sistema prisional.

Serviço

O quê: Consulta Pública do Plano Pena Justa Estadual

Quando: até 25/07

Formulário disponível AQUI

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade