Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça a página que registra o cotidiano marginal de Atibaia, em São Paulo

Projeto tem o objetivo de inspirar pessoas a abraçarem suas origens

25 out 2023 - 05h00
(atualizado às 15h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Romeu, Ruas e Afins
Romeu, Ruas e Afins
Foto: Reprodução: Instagram/ruaseafins

Fotografando a estética de Atibaia, no interior de São Paulo, a página Ruas e Afins mostra um outro lado da região conhecida pelo turismo e quer revelar para o mundo a arte da cidade.

A página, que conta com 73 mil seguidores no Instagram, clica as belezas de situações simples do cotidiano marginal, seja uma pessoa, rua, prédios, o pôr do sol, paisagens ou muros, postagens que chamam a atenção não só dos moradores, mas daqueles que querem conhecer Atibaia. 

O projeto foi criado em 2021 pelo jovem fotógrafo Romeu, de 25 anos -- que prefere não usar o nome verdadeiro. Ele passou a investir mais tempo na ideia no final daquele ano, vendo a sua página evoluir cada vez mais.

Romeu morou a vida toda na cidade e traz esse olhar diferenciado sobre o território onde nasceu. “Cresci em Atibaia e passei todos os meus momentos aqui, tristes ou felizes. Atibaia é uma cidade bem turística, muita gente vem para passar férias ou se aposentar”, conta, em entrevista ao Visão do Corre

O interesse de fotografar o cotidiano surgiu por acaso, já que sempre foi de tirar muitas fotos no celular. “Quando reparei eu tinha várias [imagens] e falei: 'vou criar um perfil no Instagram e compartilhar essas fotos'. A maioria era do pôr do sol ou da cidade, eram coisas simples, muito voltado para o grafite, essa coisa mais marginalizada, mais urbana”, revela. 

Romeu, Ruas e Afins
Romeu, Ruas e Afins
Foto: Reprodução: Instagram/ruaseafins

Com o passar do tempo, o fotógrafo foi deixando a página com seu gosto, mostrando a cultura do grafite, do rap, do hip hop e pessoas que enxergam a cidade assim como ele, criando o bordão "você vê a mesma cidade que eu?", e esse não é o único.

“O outro bordão é 'somos a voz da cidade', dentro de tudo isso de você estar sendo ignorado, de querer realmente abraçar e falar 'a gente também faz parte disso’”, diz. 

O bordão se assemelha bastante ao pixo, movimento que surgiu de pessoas que queriam ser vistas. “Trazendo esse lado marginalizado, que muitas pessoas que moram na cidade nem sabiam que existia, e fazer mais pessoas verem [Atibaia] dessa mesma maneira”, comenta.

Com o desejo de inspirar mais pessoas a abraçarem o lugar de onde vieram, Romeu se sente grato com a trajetória do Ruas e Afins. “É muito gratificante ver alguém exaltando Atibaia, repostando vídeo de estética da cidade, o que no começo do projeto era bem raro.”

Romeu, Ruas e Afins
Romeu, Ruas e Afins
Foto: Reprodução: Instagram/ruaseafins

Perguntado sobre os e as modelos das fotos que aparecem na página, Romeu respondeu que nem sempre são amigos. “A maioria das pessoas que faço as fotos encontro na rua enquanto estou fazendo uma caminhada fotográfica, grafiteiros e pessoas que têm um estilo que falo 'nossa isso representa muito o que eu tô querendo trazer para dentro do projeto"', explica o fotógrafo.

Para o futuro, o administrador da página carrega consigo muitas ideias. “Pretendo expandir e fazer mais interações aqui pelo interior de São Paulo, capital e me conectar com quem tem a mesma visão. Assim como fazer alguns curtas contando as histórias da cidade”, finaliza. 

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade