Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cria de projeto social, músico brasileiro recruta talentos para bolsas nos EUA

Nascido em Itu (SP), Felipe Brito é professor universitário, músico premiado e volta ao Brasil para encontrar talentos

26 dez 2025 - 11h50
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Felipe Brito, músico brasileiro e professor nos EUA, retorna ao Brasil anualmente para recrutar jovens talentos de escolas e projetos sociais, ampliando o acesso a bolsas de estudos e promovendo intercâmbio cultural.
Felipe Brito foi para os EUA em 2012, onde conquistou bolsa integral para o mestrado na Jacobs School of Music, da Indiana University.
Felipe Brito foi para os EUA em 2012, onde conquistou bolsa integral para o mestrado na Jacobs School of Music, da Indiana University.
Foto: Divulgação

Trombonista, educador, compositor, gestor cultural e doutor em Música pela Universidade do Texas (EUA), o brasileiro Felipe Brito consolida sua trajetória internacional ampliando o acesso à educação musical comunitária no Brasil, levando jovens aos mais prestigiados palcos dos Estados Unidos.

Nascido e criado em meio a projetos musicais comunitários em Itu, no interior de São Paulo, Felipe teve sua formação em ambientes onde a música unia pessoas de diferentes origens sociais, religiosas e econômicas.

Aos 20 anos, inspirado pelo exemplo de seus professores, Felipe passou a lecionar em instituições filantrópicas como o Projeto Guri e a ASSATEMEC, ajudando crianças em situação de vulnerabilidade. E essa paixão pelo ensino permanece como um dos pilares de sua carreira.

Trio de alunos que receberam bolsas integrais da SEMO em 2025, iniciativa intermediada por Felipe Brito.
Trio de alunos que receberam bolsas integrais da SEMO em 2025, iniciativa intermediada por Felipe Brito.
Foto: Divulgação

Formação internacional e ascensão artística nos EUA

Antes de conhecer o trabalho de recrutamento de jovens brasileiros para atuarem nos Estados Unidos, e preciso saber um pouco da carreira de Felipe, marcada pela preocupação social. Formado na Universidade de Campinas (Unicamp), conquistou bolsa integral para mestrado na Indiana University.

Nos Estados Unidos, atuou como trombonista em bandas importantes e, desde 2021, é professor de trombone e diretor de Jazz e Música Comercial na Southeast Missouri State University (SEMO), onde conduz um amplo conjunto de atividades acadêmicas e artísticas. Isso inclui ações sociais e a criação de uma Bolsa de Estudos de US$ 10.000 para estudantes.

 Essas e outras ações justificaram o prêmio da SEMO chamado Research and Creative Activity Award, destacando a contribuição artística e social do brasileiro de origem pobre, de interior paulista, para a universidade.

Músicos ganhadores do Grammy Latino, que tocaram com Felipe em seu disco Não Deixe para Amanhã, pelo selo nova-iorquino Outside in Music.
Músicos ganhadores do Grammy Latino, que tocaram com Felipe em seu disco Não Deixe para Amanhã, pelo selo nova-iorquino Outside in Music.
Foto: Divulgação

Músico se destaca no cenário internacional

Felipe retorna anualmente ao Brasil para recrutar jovens talentos em escolas públicas, universidades e projetos sociais. Esteve em instituições como FAETEC, Escola de Música da Rocinha, UNIRIO, Orquestra de Heliópolis, Projeto GURI, UNICAMP e Colégio Anglo de Itu.

Como resultado direto dessa iniciativa, três estudantes brasileiros — Mayara, Matheus e Gustavo — receberam bolsas integrais e ingressaram na SEMO em 2025, ampliando o intercâmbio cultural e acadêmico entre os dois países.

Enquanto leciona e atua em projetos sociais, Felipe ainda encontra tempo para participar de produções artísticas como Buena Vista Social Club, da Broadway, vencedora de cinco Tony Awards em 2025, incluindo melhor orquestração e um prêmio especial para a banda.

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade