Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sal temperado: aproveite as cascas do alho e da cebola

Aprenda a fazer um tempero caseiro em pó usando o que iria para o lixo.

3 jun 2022 - 11h06
(atualizado em 3/8/2022 às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Almanaque SOS

Entre os diversos temperos caseiros que são indispensáveis na cozinha, o alho e cebola são, sem dúvidas, uns dos mais saborosos. E você sabia que é possível aproveitar as cascas desses ingredientes no sal?

Neste artigo iremos te ensinar a fazer essa receita prática e útil. Tome nota!

Foto: Almanaque SOS

Aproveitando as cascas do alho e da cebola

Para esta receita você vai precisar vai usar:

  • cascas de Alho

  • cascas de Cebola

  • Sal grosso (2 colheres ou 1 xícara, fica a seu critério)

Passo a passo

Primeiramente, você precisa higienizar as cascas da cebola e do alho e deixar secar naturalmente.

Foto: Almanaque SOS

Em seguida, despeje as cascas em uma assadeira e coloque para assar no forno a 200ºC por mais ou menos cinco minutos.

Foto: Almanaque SOS

Obs: também testamos fazer na Air Fryer, mas as cascas voaram dentro do forno e ficaram grudadas na resistência do eletrodoméstico. Além de queimar as cascas, podem gerar incêndio, portanto, não recomendamos.

Foto: Almanaque SOS

Após esse tempo cheque se as cascas estão crocantes, friccionando elas com os dedos.

Dica: se elas não fizerem "croc", volte para o forno e deixe assar mais um pouquinho.

Feito isso, coloque as cascas no processador, adicione o sal grosso (na quantidade que desejar) e triture até que elas fiquem com uma consistência de farofa.

Embora alguns digam que funciona fazendo com liquidificador, testamos e não alcançamos um resultado satisfatório.

Foto: Almanaque SOS

O resultado é um sal temperado muito saboroso.

Foto: Almanaque SOS

Consumir cascas do alho e da cebola é seguro?

Esse questionamento foi bem observado por Henrique Nascimento, um dos nossos seguidores no TikTok, que disse:

"O problema das cascas são a quantidade de agrotóxicos e outros venenos que elas absorvem. A casca é uma barreira para proteger o alimento."

Cascas são a barreira que protegem o alimento de agrotóxicos?

A resposta é sim e não.

Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Louisiana State University, vários agrotóxicos, em especial os fungicidas, penetram a casca ao ponto de contaminar o interior do alimento.

Sendo assim, ao usar a casca ou não, você estará exposto ao veneno, o que torna o alimento orgânico a única exceção à regra. Em outras palavras, o agrotóxico está presente tanto na casca, quanto no interior de frutas e verduras.

Vale dizer que já produzimos um artigo completo sobre qual o melhor método para tirar agrotóxicos dos alimentos e da água.

As cascas, quando assadas ou aquecidas, perdem os nutrientes?

Foi o que apontou o Fernando Santana, um de nossos seguidores no Youtube:

"Só tem um problema, todos os benefícios são perdidos ao lançar a casca no forno e liquidificador, acaba que não vale a pena."

Nesse caso, ele está certo. Porém, qualquer alimento perde parte dos nutrientes ao ser assadas ou aquecidas, porém não todos.

O que mais pode gerar perda de nutrientes nos alimentos

Vamos nos aprofundar um pouco no assunto e descobrir o que mais pode causar a perda de nutrientes nos alimentos. Confira a lista:

  1. Lavar: o simples ato de lavar os alimentos, principalmente por muito tempo, causa uma perda de nutrientes considerável.
  2. Descascar e cortar: quando descascamos ou cortamos alguns alimentos, automaticamente deixamos eles expostos ao oxigênio, que pode causar a degradação dos nutrientes via oxidação.
  3. Cozinhar: tal qual o ato de colocar cascas no forno, cozinhar um tomate na água também é um processo de aquecimento que vai gerar perda de nutrientes. Ou seja, se você estiver comendo algo cozido, saiba que parte dos benefícios desse alimento foram perdidos no processo.
  4. Triturar: alguns alimentos contêm compostos, como antioxidantes, que funcionam como defensores contra os radicais livres. Ao triturar ou liquidificar esses alimentos você expõe esses compostos ao oxigênio, facilitando o processo de oxidação que prejudica esses compostos.

Sendo assim, fica claro que praticamente qualquer processo feito no alimento vai gerar algum tipo de perda de nutrientes. Dito isso, o intuito dessa receita é te ensinar a fazer um bom condimento caseiro aproveitando as cascas que, de outra forma, iriam para o lixo.

Mas caso você queira ter outra ideia do que se pode fazer com sobras de alho e cebola, confira esse artigo do Almanaque SOS sobre como fazer um poderoso pesticida.

Almanaque SOS
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade