Viña del Mar é escala de cruzeiro no verão chileno
Apesar das águas geladas do Pacífico, Viña del Mar conquistou o posto de principal praia do Chile. Além dos chilenos, atrai turistas do mundo todo. Na rota dos cruzeiros que, geralmente, saem de Buenos Aires, a cidade tem belas praias e atrações culturais para uma escala.
Conhecida como "La Ciudad Jardín", o local está preparado para receber os turistas e, para isto, dispõe de uma infraestrutura de hotelaria e gastronomia ímpar. Os seus patrimônios arquitetônico e histórico contrapõe com uma cidade cada vez mais moderna, o que vem encantando quem vem de fora. Por isto, além das praias, os turistas farão um mergulho pela história da região. Veja 10 opções para uma escala em Vinã del Mar.
Museu de Bellas Artes: o local guarda obras do século passado e pinturas clássicas de diferentes movimentos históricos da arte universal. Existem quadros de pintores da escola Italiana do século XVII entre outras preciosidades.
Praias: o local é cercado por belas praias e atraí turistas o ano inteiro, apesar das águas geladas. Na alta temporada, a temperatura varia em média de 10ºC a 22ºC no verão, mas não será difícil encontrar dias ensolarados, com a temperatura chegando aos 28ºC. A mais famosa e mais badalada é Reñaca.
Castillo Wulff: historiadores dizem que o local foi erguido em meados de 1880 e, anos mais tarde, o seu proprietário decidiu instalar uma torre adjacente ao mar. O local hoje funciona como museu e recebe turistas de todas as partes do mundo.
Reloj de Flores: neste local tirar uma foto é quase obrigatório e, por isto, será preciso disputar espaço com os turistas. No entanto, valerá a pena! Considerado um dos grandes símbolos da cidade, este relógio ajudou Viña a receber o apelido carinhoso de "Ciudad Jardín".
Arquitetura moderna: Viña del Mar se destaca por ser uma cidade com uma referência histórica muito forte. Seus castelos chamam a atenção para o turismo. No entanto, o local não parou no tempo e a modernidade também teve o seu espaço e possibilita uma contradição harmônica com os prédios antigos.
La Sebastiana: coladinha em Viña del Mar está Valparaíso. Lá está uma das casas do poeta Pablo Neruda. É uma casa de cinco andares transformada em museu. Todos os objetos do escritor ainda estão lá e o visitante pode conhecer as histórias com audio-guia em português.
Viña del Mar club: em 1908 foi inaugurada uma nova mansão, que se destacava por ter características gregas em sua construção. Anos mais tarde outras unidades foram construídas, incluindo uma grande sala de jantar e uma cantina, completando o que é a atual sede do clube em Viña del Mar.
Castillo Brunet: foi projetado pelo arquiteto Alfredo Azancot, com influência da arquitetura medieval e atrai olhares de turistas de todas as partes do mundo.
Casino Municipal: ele foi inaugurado oficialmente em 31 de dezembro de 1930. Hoje, o prédio possui três níveis, com salas de jogos, salas de reuniões, auditório, sala de exposições, restaurantes, uma loja de charutos exclusivo, entre outras.
Roteiro:
16 dias em cruzeiro - Viagem a bordo do navio Marina, da Oceania Cruise. Com partida de Buenos Aires, Argentina. Escalas em Punta Del Este, Uruguai, Puerto Madryn e Ushuaia na Argentina, Port Stanley nas Ilhas Malvinas, Punta Arenas, Laguna San Rafael, Puerto Chacabuco, Puerto Montt e Valparaiso no Chile. Preços a partir de US$ 3,899 (R$9.283) por pessoa, mais taxas.