Site ajuda a esclarecer dúvidas sobre trabalho em cruzeiros
Trabalhar em cruzeiros proporciona a chance de conhecer lugares pelo mundo e fazer boas economias. Para brasileiros, as oportunidades têm crescido junto ao aumento das viagens no país, já que para operar no Brasil as companhias precisam reservar pelo menos 25% das vagas para a população local. O Grupo Costa, que administra a Costa Cruzeiros e a Ibero Cruzeiros, lançou um site para se aproximar dos candidatos tupiniquins, o JobNavio. O portal mostra as vagas disponíveis, disponibiliza espaço para enviar currículos, traz depoimentos de funcionários e fala das vantagens de ser um tripulante, como o fato de passar um longo período economizando dinheiro com comida e hospedagem.
Apesar do recrutamento ser através de agências especializadas, o novo site servirá como uma ponte de aproximação dos candidatos com a sede das empresas, na Itália. Nele são fornecidas uma série de informações importantes, desde a documentação necessária para ser tripulante, até a lista das agências de recrutamento autorizadas pelo Grupo Costa. “O site não elimina o trabalho das agencias, pelo contrario, as promove uma vez que o blog indica quais são os nossos agentes autorizados. O candidato terá assim a liberdade de escolher a própria agência a qual se fidelizar e enviar o próprio currículo”, comenta a gerente da área de Globa Recruiting do Grupo Costa, Denise Ponz.
A Costa e a Ibero atuam em diversos mercados e até abril desse ano já contabilizaram cerca de 3,3 mil tripulantes brasileiros, sendo que atualmente são 1,3 mil contratados. Para quem deseja trabalhar em um navio de cruzeiros, existem alguns requisitos. “Antes de mais nada, ter uma predisposição a hospitalidade e um genuíno desejo de satisfazer o hospedes. Ser propenso a trabalhar em um ambiente multicultural e ter conhecimento intermediário da língua inglesa, além de espírito de grupo”, explica Denise.
É preciso estar ciente, porém, sobre o tempo que se passará longe de familiares e amigos. O contrato mínimo é de oito meses, o que significa trabalhar na temporada nacional e, depois, ser deslocado para outro ponto do planeta em um dos 17 navios do Grupo, já que as companhias atuam nos cinco continentes. Na temporada passada foram selecionados 1,4 mil brasileiros para os quatro navios da Costa no Brasil e 600 para os três da Ibero. A previsão para a temporada 2013/2014 é de mais 900 nos dois navios da Costa e 500 para os dois da Ibero.
No JobNavio o candidato pode conferir todas as vagas as quais poderá concorrer. Os cargos estão divididos em 11 categorias: bar, crew (arrumação e limpeza de áreas comuns e cabines da tripulação), entertainment (entretenimento), galley (cozinha), guest service (recepção), hotel (gestão interna e burocrática), housekeeping (arrumação e limpeza de áreas comuns e cabines dos passageiros), photo (fotógrafos e cinegrafistas), restaurant (atendimento dos restaurantes), store (recebimento e estocagem de material para o cruzeiro, e reparos nos uniformes) e tours (responsáveis pelas excursões). A formação mínima exigida é ensino médio para as profissões da área de serviços, mas para alguns cargos é necessário ter curso superior.