1 evento ao vivo

Dez igrejas para conhecer em escalas de cruzeiros

Do Vaticano ao modernismo catalão da Sagrada Família; veja o que visitar no próximo cruzeiro

10 mar 2016
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

No roteiro de cruzeiros além de belas praias estão cidades históricas nas quais é possível conhecer grandes monumentos da humanidade, entre eles templos religiosos. Parte importante dos municípios no passado, quando igrejas muitas vezes eram a primeira construção erguida, algumas são emblemáticas para a história. Sejam em portos de escala ou em excursões para localidades vizinhas, algumas das mais famosas igrejas do mundo podem ser vistas em passeios de navio. Confira 10:

Basílica de São Pedro - Localizada no Vaticano, a Basílica de São Pedro é o maior e mais importante templo do catolicismo. O edifício original foi construído por ordem do imperador Constantino para honrar o túmulo do apóstolo Pedro, considerado o primeiro papa, entre 324 e 349 d.C.. O atual prédio, onde são realizadas as mais importantes celebrações da religião, começou a ser erguido em 1506 e terminou apenas em 1612.

Capela Sistina possui algumas das pinturas mais impressionantes do Renascimento
Capela Sistina possui algumas das pinturas mais impressionantes do Renascimento
Foto: Vatican.va/Reprodução

Capela Sistina - Apesar de ser apenas uma capela, não há como falar de templos católicos sem citar um dos mais famosos e belos. A Capela Sistina possui uma das mais impressionantes coleções de pinturas cristãs, feitas por Michelangelo. O artista levou quatro anos para completar todo o teto, entre 1508 e 1512, com uma série de obras que retratam o Antigo Testamento. O curioso é que Michelangelo não queria fazer a obra, pois preferia a escultura. Além de ser um dos locais mais visitados do Vaticano, a capela é também o local onde os cardeais ficam isolados para escolher os novos papas.

Basílica da Sagrada Família - É uma das mais emblemáticas obras da história e considerada a obra-prima de Antoni Gaudí. Localizada em Barcelona, na Espanha, a igreja começou a ser construída em 1882 em estilo neogótico, mas em 1883, quando Gaudí assumiu a obra, mudou o projeto original para o modernismo catalão. Seu intricado projeto segue em construção até hoje.

Catedral de São Basílio - Outra entre as mais belas do mundo, a Catedral de São Basílio, em Moscou, na Rússia, é repleta de mistérios. Pouco se sabe de concreto sobre sua construção, encomendada no século XVI pelo czar Ivan, o Terrível, para comemorar a captura de Kazan, que estava sob domínio mongol. Localizada na Praça Vermelha, é conhecida por suas torres com domos em formato de cebola coloridos. O curioso é que originalmente o templo era todo branco e os domos eram dourados.

Notre-Dame - A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas e imponentes edificações da capital francesa. Sua construção começou em 1163 e só foi encerrada em 1345, sendo uma das mais emblemáticas construções góticas do mundo. É conhecida por suas torres e pináculo, e famosa por ter inspirado Vitor Hugo para escrever o livro O Corcunda de Notre-Dame.

Abadia de Westminster - É a igreja mais importante de Londres, na Inglaterra. Fundada em 960, é também uma das mais antigas do país. Em estilo gótico, o prédio é conhecido por ser o local onde os monarcas ingleses são coroados. Tanto a realeza quanto alguns nomes de destaque da cultura e das ciências inglesas foram enterrados no local, como Charles Dickens, Isaac Newton e Charles Darwin.

Igreja da Natividade - Poucas igrejas são tão importantes para os católicos quanto a Catedral da Natividade. Localizada no lado palestino de Belém, é uma das mais antigas do mundo e foi erguida no local em que Jesus teria nascido.

Igreja do Santo Sepulcro - Jerusalém é uma cidade de peregrinação para diversos religiosos, entre eles os cristãos, que têm na Igreja do Santo Sepulcro o seu lugar mais sagrado. Ela fica na colina do Calvário, onde acredita-se que Jesus foi crucificado, e dizem que está onde ele teria sido enterrado.

Basílica de São Marco - Construída em 1650 a Basílica de São Marco é a igreja mais conhecida de Veneza, na Itália. O imponente prédio é um dos muitos pontos turísticos da cidade e um exemplo da arquitetura bizantina.

Hagia Sophia - Localizada em Istambul, na Turquia, a Hagia Sophia é um dos principais exemplos de arquitetura dos impérios otomanos e bizantinos. O atual prédio começou a ser construído em 523 e levou cinco anos para ser concluído. Ela já serviu como catedral ortodoxa, católica e mesquita, mas desde 1935 é um museu.

Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade