Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

De praias a sítios arqueológicos: conheça Porto Belo

7 nov 2013 - 07h07
(atualizado às 07h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Porto Belo, em Santa Catarina, entrou por acaso na rota dos cruzeiros marítimos há 15 anos, mas não saiu mais diante da combinação de belas praias, prédios históricos e turismo de aventura. Em 1998, uma embarcação foi deslocada do porto de Itajaí para Porto Belo pela impossibilidade de atracar por causa da maré. Com águas calmas e forte presença arquitetônica açoriana, a cidade tem muitas opções para uma escala marítima. Confira 10 pontos visitar e planeje sua estadia.

Enseada Caixa D'Aço - Com acesso por uma trilha fácil, essa praia é um dos tesouros de Porto Belo. Devido ao contato direto com a Mata Atlântica, a Caixa D'Aço é uma área preservada, com águas claras em tonalidade verde esmeralda. Lá os turistas encontram trapiche para pesca e bares flutuantes abertos no verão, em feriados e nos fins de semana.

Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos - Construção mais antiga da cidade, a Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos foi erguida em 1814. O prédio, de arquitetura açoriana, foi construído pela mão-de-obra escrava e conserva ainda vestígios originais. Desde 1998, a igreja é tombada pelo Patrimônio Histórico.

Morro de Zimbros - O Morro de Zimbros é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural e área de preservação ambiental, onde é possível observar a fauna e a flora da região, além de proporcionar uma vista privilegiada da cidade. Uma das atrações são as caminhadas por trilhas ecológicas. Com boa infraestrutura, as visitas precisam ser agendadas.

Ilha de Porto Belo - Com muita beleza natural, trilhas e outras atividades ecológicas, a Ilha de Porto Belo é também um importante sítio arqueológico. Seu patrimônio inclui inscrições rupestres e vestígios de uma armação baleeira. Entre as lendas está a de que os jesuítas enterraram ali a figura de um anjo de ouro quando foram expulsos do Brasil.

Praia do Estaleiro - Para chegar à Praia do Estaleiro é preciso ser aventureiro, e encarar uma trilha de média dificuldade, ou ir de barco. O local é agreste, com uma paisagem de vegetação exuberante e costões, e tem águas transparentes que a tornam um ótimo lugar para banho, mergulho e observação da vida marinha.

Praia do Araçá - Esse recanto de Porto Belo é uma comunidade pesqueira que até os dias atuais preserva costumes e tradições dos seus colonizadores. A praia é agradável e conta com mar calmo e bom para banho. O trajeto até o bairro é outro atrativo. No caminho muita beleza natural e águas claras.

Praia do Perequê - Uma das praias mais visitadas por turistas, a Praia do Perequê é ampla e arborizada, e recebe muitos veranistas que alugam casas e apartamentos no local. Por ser a maior de Porto Belo, concentra diversas casas de shows e bares, além de ser um local muito usado para banho, esportes náuticos e pesca.

Praia do Centro - Localizada na área central de Porto Belo, a praia atrai os visitantes pela quantidade de restaurantes, comércio e hospedagem à beira-mar. Suas águas são boas para banho, pois são tranquilas e protegidas pela Ilha João da Cunha. É outro sítio arqueológico, com vestígios dos índios carijós.

Praia do Jet - É o lugar ideal para quem busca adrenalina. A praia tem esse nome porque foi o local de aluguel de jet-ski por várias temporadas. Ela é usada para atracar barcos, tem marinas flutuantes e recebe muitos praticantes de esportes de aventura.

Praça dos Pescadores - Localizada em frente ao local onde o primeiro hotel de Porto Belo foi construído há mais de 50 anos, a Praça dos Pescadores existe desde 1962. É um ponto de encontro de pescadores. É através dela que os cruzeiristas chegam à cidade.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade