Sou psicólogo e garanto: relaxar no meio do caos e deixar alguns pratos quebrarem pode salvar sua vida
Estratégias simples ajudam a aliviar a tensão diária e a preservar o equilíbrio emocional no dia a dia
A pressão por produtividade constante se tornou uma marca da sociedade contemporânea. Ser visto como bem-sucedido passou a depender da capacidade de estar sempre ocupado, entregando resultados e controlando todos os aspectos da vida.
No entanto, esse comportamento pode acabar levando ao esgotamento físico e emocional. Por isso, abrir mão do controle, permitir que algumas coisas deem errado e aprender a relaxar são estratégias importantes para preservar a saúde mental. Entenda!
Saiba mais: O homem mais feliz do mundo diz que se livrar dessas 3 coisas faz qualquer um ser feliz
Como a necessidade de "dar conta de tudo" afeta a saúde mental?
A busca constante por "dar conta de tudo" pode ser utilizado como um mecanismo de defesa e esconder aspectos mais complexos. De acordo com o psicólogo e escritor Fred Mattos, a necessidade de estar sempre em modo produtivo muitas vezes está ligada ao medo de decepcionar, de ser esquecido ou rejeitado.
"O problema é que essa mentalidade cria um ambiente interno de tensão permanente: mesmo quando estamos em descanso, sentimos que 'deveríamos estar fazendo algo'. Isso esgota os recursos psíquicos, rouba o prazer das pequenas pausas e nos afasta de uma vida que tenha sentido", aponta.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Insônia: o que é, sintomas, causas e o que fazer