Segurar a mão de quem se ama alivia a dor, sincroniza o cérebro e reduz o estresse
De acordo com o estudo da Universidade do Colorado, o fenômeno é chamado de sincronização interpessoal; saiba mais
Já reparou que quando está passando por um momento de aflição e possui alguém amado ao seu lado, você, instintivamente, procura pela mão dessa pessoa para segurar e tentar se acalmar? Então, essa reação tem uma justificativa. Descubra qual:
Benefícios de segurar a mão de quem se ama
De acordo com o estudo da Universidade do Colorado, o fenômeno chamado de sincronização interpessoal equilibra as ondas cerebrais, batimentos cardíacos e respiração, além de fazer com que os organismos se espelhem. Consequentemente, quem está se sentindo mal se acalma. Dessa forma, o estresse reduz, a dor diminui e a sensação de segurança surge. Ademais, o hormônio do amor, a ocitocina, é liberado.
E aí, gostou de saber disso?
Veja atitudes simples para uma vida saudável
Alcançar uma vida mais saudável não requer mudanças drásticas e complexas. Pequenas ações diárias podem impactar significativamente o bem-estar físico e emocional. Muitas dessas medidas são facilmente incorporáveis à rotina, sem necessidade de planejamentos grandiosos ou investimentos substanciais.
Separamos algumas práticas que contribuem positivamente para a saúde geral. Seguir estas dicas pode trazer benefícios duradouros e, muitas vezes, transformar aspectos importantes da vida cotidiana. e leia a matéria completa.