Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Um grupo de substâncias químicas comuns pode estar relacionado com retardo na linguagem de crianças

19 nov 2018 - 08h11
Compartilhar
Exibir comentários

Os fitalatos são um tipo comum de substâncias químicas encontradas em muitos produtos domésticos, incluindo alguns tipos de plástico, produtos para cuidados pessoais, de limpeza doméstico, entre outros. De acordo com um novo estudo publicado no JAMA Pediatrics, a exposição pré-natal a certos tipos de fitalatos pode colocar as crianças em maior risco de atrasar o desenvolvimento da linguagem. Aquelas que compreendiam menos de 50 palavras quando tinham entre 30 e 37 meses de idade foram classificadas com atraso de linguagem, esse quadro afetou 10% delas. Já as que nasceram de mães com altos níveis de certos tipos de fitalatos na urina eram até 30% mais propensas a apresentar atraso na linguagem, comparadas àquelas nascidas de mães com níveis mais baixos da substância química.

A exposição pré-natal também pode estar associada à obesidade ou a alterações no metabolismo da vida adulta, aumentando o risco de colesterol alto ou resistência à insulina. Algumas pesquisas sugerem que crianças do sexo masculino que nascem de mães com altos níveis de exposição a certos fitalatos são mais propensas do que outras a ter testículos que não desceram. Uma ligação potencial também foi identificada entre a exposição infantil à essas substâncias e o desenvolvimento de doenças alérgicas, como alergia alimentar, eczema e asma.

Referência

Bornehag, C-J. ET al. Association of Prenatal Phthalate Exposure With Language Development in Early Childhood , JAMA Pediatr.  Published online October 29, 2018. 

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade