PUBLICIDADE

SOS: Como socorrer uma vítima de síncope

Entenda o que é a síncope, a perda dos sentidos momentânea, e saiba como prestar socorro.

12 nov 2015 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários

A síncope é um breve desmaio ou perda de consciência, que ocorre quando há uma deficiência de oxigênio no sangue, causando a falta de irrigação no cérebro. A perda súbita dos sentidos pode assustar, mas o paciente deve recuperar a consciência espontaneamente em alguns minutos.

Para ajudar alguém nessa situação, a pessoa tem que, principalmente, manter a calma. Confira outras dicas de primeiros socorros e saiba como garantir o da vítima.

Ataques costumam durar menos de 20 segundos.
Ataques costumam durar menos de 20 segundos.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Entenda o que a síncope

O desmaio ocorre quando não há oxigenação suficiente. Pode estar relacionado a problemas como queda repentina de e alteração nos batimentos cardíacos ou na quantidade de sangue circulando. A síncope costuma durar menos de 20 segundos e é considerada algo bastante frequente na medicina, especialmente por estar associada a diferentes problemas.

Nem sempre é possível determinar a causa da perda de consciência, mas a investigação é sempre válida. Alguns dos sintomas mais comuns que a pessoa pode apresentar são tonturas, queda sem motivo, perda de consciência momentânea, sono, fraqueza e batimentos cardíacos irregulares.

A síncope isolada não costuma apresentar perigos para o paciente. Porém, em casos que envolvam , o sintoma não deve ser ignorado. Caso não diagnosticado a tempo, ele pode causar morte súbita. Exames preventivos regulares também contribuem para identificar alterações precocemente e evitar complicações.

Primeiros socorros para a síncope

Os primeiros socorros envolvem cuidados com a vítima para que ela fique confortável e o sangue volte a circular normalmente. Confira algumas dicas de como proceder:

1. Deite o paciente e eleve suas pernas para que a circulação seja estimulada. Caso não seja possível deitá-lo, abaixe sua cabeça na altura dos joelhos.

2. Cheque o pulso do paciente para verificar a anormalidade dos batimentos cardíacos.

3. No caso de desmaio, lembre-se de colocar a pessoa com a cabeça para o lado.

Caso presencie uma síncope, procure manter a calma e focar no bem-estar da vítima. É indicado que, depois do ocorrido, o paciente seja levado imediatamente para atendimento médico, a fim de diagnosticar a causa do desmaio.

É preciso estar atento ao comportamento do corpo. O organismo costuma emitir sinais de quando algo não vai bem e identificá-los precocemente contribui para um tratamento mais eficaz. Lembre-se que uma vida saudável ajuda a minimizar problemas. Alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares refletem positivamente na .

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade