PUBLICIDADE

Saúde mental causa mais afastamentos no trabalho do que Covid

Levantamento realizado por consultoria mostra tendência surpreendente.

1 dez 2021 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários
Everton Höpner e Tatiana Pimenta, fundadores da Vittude
Everton Höpner e Tatiana Pimenta, fundadores da Vittude
Foto: Vittude / Divulgação

Pode parecer surpreendente, mas a Covid-19 não foi o maior motivo de afastamento de saúde no ambiente de trabalho no último ano. Um levantamento realizado pela B2P, consultoria especializada no acompanhamento e gestão de funcionários afastados por razões médicas, da It's Seg Company, mostra que a doença infecciosa ficou em quarto lugar em um ranking que vai de zero a dez. 

Em primeiro lugar estão as doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, em segundo os transtornos mentais e, em terceiro, lesões.

Ao mesmo tempo, dados apresentados na última edição do Fórum Econômico Mundial apontam que empresas em todo o mundo perdem cerca de US$ 2,5 trilhões em produtividade, com faltas no trabalho e rotatividade.

De olho nesse cenário, a Vittude, empresa brasileira especializada em psicologia online e educação, desenvolveu uma solução de saúde mental para empresas, ajudando organizações a implementar ambientes seguros psicologicamente para seus colaboradores. 

Desde o início da pandemia, a healthtech viu o faturamento crescer 540% e o número de agendamentos de consultas aumentar 700%. Hoje, são mais de 450 mil vidas cobertas e cerca de 130 parceiros.

Uma empresa que investe na saúde mental do colaborador consegue aumentar a produtividade das equipes, impacta positivamente o ambiente e o employer branding. Atualmente, cerca de 32% dos colaboradores apresentam sinais evidentes de burnout e a tendência é que este percentual aumente em decorrência da pandemia”, afirma Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude. “Pensando nisso, nós disponibilizamos um dashboard com relatórios em tempo real com informações de utilização, percentual de engajamento e nuvem de palavras com os temas mais buscados durante o agendamento. Tudo para que a gestão dos colaboradores seja feita com os melhores recursos disponíveis.” 

Recentemente, a healthtech lançou o Vittude Match, uma ferramenta de inteligência artificial que melhora a experiência do cliente no momento de escolha do profissional de psicologia.

Com o objetivo de fortalecer o vínculo terapêutico já no primeiro encontro, reduzindo as conhecidas frustrações pela falta de empatia, a solução cruza as demandas e expectativas dos pacientes com a experiência clínica e dados do psicólogo, aumentando o engajamento (permanência no processo de terapia após a primeira sessão) em até 600%.

“Sabemos que a frustração oriunda da tentativa e erro no processo de escolha de um profissional de psicologia pode comprometer a continuidade e eficácia do processo psicoterapêutico. Oferecer ao paciente o profissional correto na primeira tentativa reduz as chances de desistência da terapia em 90% dos casos”, pontua a CEO da Vittude.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade