Rir realmente ajuda a melhorar a memória?

8 dez 2017
11h00

Diversos estudos realizados ao longo dos últimos anos apontaram que os benefícios de uma boa risada são maiores do que se imagnava. Além de deixar a pessoa mais feliz, rir ajuda a reduzir o stress, a relaxar, a controlar a pressão sanguínea, além de aumentar a tolerância à dor. Entretanto, uma afirmação sobre a risada ainda pairava no ar: ela realmente ajuda a melhorar a memória.

Foto: Thinkstock

Para responder esta pergunta, um grupo de pesquisadores do Cognitive Neuroscience Center of Duke University, nos Estados Unidos, realizou uma série de experimentos na qual  pediam para que voluntários vissem fotografias de pessoas sorridentes e de pessoas sérias, seguidas de seus nomes.

Junto, escanearam seus cérebros na parte responsável pela memória - córtex orbitofrontal e hipocampo. O resultado, que foi publicado na revista Neuropsychologia, mostrou que essas regiões cerebrais tinham mais atividade quando as pessoas aprenderam e lembraram o nome dos sujeitos que sorriam nas fotos.

Além disso, estudos anteriores já demonstraram que o riso reduz a produção de um hormônio chamado cortisol, que está associado ao stress,  tensão e perda de memória. Você viu? Há cada vez mais evidências científicas de que você deve sorrir todos os dias.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade