Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo remédio oral para prevenção de trombose chega ao Brasil

10 fev 2009 - 17h52
Compartilhar

Acaba de ser lançado no Brasil um medicamento que promete facilitar a prevenção de trombose em pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas, como as artroplastias de joelho e quadril. Aprovado pela Anvisa em 2008, o anticoagulante etexilato de dabigatrana chega às farmácias do País como uma opção aos exames de sangue periódicos e aplicações intravenosas - que acabam reduzindo o número de pacientes que aderem ao tratamento. "O medicamento soma eficácia de ação e baixo risco de hemorragias a um preço acessível, resultando em uma maior adesão ao tratamento médico", comenta Paulo Gouvêa, do laboratório responsável pelo remédio Boehringer Ingelheim.

Trombose, perna, joelho, remédio novo (interna)
Trombose, perna, joelho, remédio novo (interna)
Foto: Getty Images


» Chat: tecle sobre o assunto

A nova descoberta representa um salto na prevenção de coágulos após traumas ou procedimentos cirúrgicos, que bloqueiam parcial ou totalmente o fluxo sanguíneo das veias. Esse bloqueio é também chamado de trombose venosa profunda (TVP), e ocorre, principalmente, após intervenções ortopédicas de grande porte - como inserção de próteses nos joelhos e no quadril por desgaste da cartilagem local.

Com a disponibilidade do etexilato de dabigatrana no mercado nacional, o médico tem a opção de oferecer ao paciente um tratamento acessível, simples e seguro. De acordo com o cirurgião vascular Erasmo Simão, exames de sangue periódicos para checar possíveis casos de hemorragias, ou mesmo tratamentos intravenosos caseiros passam a não ser mais necessários. "O novo remédio pode ser tomado uma vez ao dia, em dose única e sem riscos de hemorragia", salienta o coordenador geral da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina da USP.

As facilidades de posologia do medicamento podem, então, significar uma maior adesão ao tratamento e ajudar na redução da TVP. Nos Estados Unidos, os casos de trombose associada a embolia pulmonar chegam a 900 mil por ano, levando a 300 mil óbitos. "No Brasil, não há dados sobre a incidência da trombose, mas cerca de 63% dos casos de fraturas de fêmur e quadril terminam em coágulo", alerta Simão.

Vantagens do etexilato de dabigatrana:
- Baixo potencial de hemorragias;
- Elevada ação anticoagulante;
- Fácil posologia;
- Preço acessível: R$121, a caixa com 10 comprimidos de 110mgr (cerca de 40% mais barato que o similar);
- Resposta imediata e reversível (pico de ação no organismo duas horas após a ingestão; entre 14 e 17 horas após o uso do remédio, ele é eliminado pela urina).

Entenda a trombose venosa profunda
Apesar das conseqüências sérias, como a amputação de membros, a trombose é traiçoeira e pode passar despercebida e silenciosa. "Alguns casos aparecem após anos da cirurgia, outros podem resultar em uma embolia pulmonar, causando a morte da área atingida do pulmão", explica José Ricardo pécora, ortopedista do Hospital das Clínicas da USP.

De acordo com o médico, cerca de 80% dos casos são assintomáticos e podem causar a TVP quando não há profilaxia. A prevenção é simples e pode ser feita com meias elásticas específicas, compressão pneumática, fisioterapia e com o uso de medicamentos anticoagulantes (como o etexilato de dabigatrana).

Em alguns casos, no entanto, o coágulo pode migrar para o pulmão e causar a embolia pulmonar, levando à falência do tecido atingido. Mas, complicações como dor intensa, inchaço nas pernas (ou local atingido), vermelhidão e calor, endurecimento da musculatura da perna e formação de nódulos dolorosos nas varizes podem ainda resultar em úlceras e amputações.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra