Jogador do RB Bragantino começa a respirar sem aparelhos e não está mais sedado, diz novo boletim médico
Pedro Severino, de 19 anos, está internado desde o dia 4, quando sofreu um acidente de trânsito; seu quadro segue grave
Pedro Severino, jogador do sub-20 do Red Bull Bragantino que sofreu um acidente de trânsito no último dia 4, começou a respirar sem aparelhos e não está mais sedado, informou novo boletim médico divulgado nesta sexta-feira, 14. Ele continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seu quadro neurológico permanece grave, com estabilidade clínica.
De acordo com a Unimed Ribeirão Preto, onde ele está internado, teve início o processo de retirada da ventilação mecânica, permitindo que o jogador passe períodos do dia com respiração espontânea.
Ele continua "sob assistência integral da equipe multiprofissional, recebendo atendimento de alta complexidade, acompanhado por intensivistas, neurocirurgiões e demais profissionais de saúde, que monitoram seu quadro clínico de forma rigorosa, garantindo todo suporte necessário a ele e seus familiares", complementou o hospital, em nota ao Terra.
Novas atualizações sobre o quadro clínico do jogador serão divulgadas três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, daqui para frente. Caso haja alguma "alteração considerável", como explicado pelo Hospital Unimed Ribeirão Preto, a atualização será comunicada a qualquer momento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Últimas atualizações sobre o estado de saúde de Pedro Severino:
-
Na quarta-feira, dia 12, Pedro Severino foi submetido a um procedimento de traqueostomia "sem intercorrências". O hospital informou que o procedimento era necessário para a "continuidade dos cuidados em paciente neurocrítico". O objetivo do procedimento é facilitar a chegada do ar aos pulmões.
-
Na segunda, 10, foi informado que Pedro reagiu a estímulos como tosse e respiração nas últimas 24 horas da data. No momento, ele permanecia sedado.
- No sábado, 8, o hospital divulgou que seu tratamento requer "uso de sedativos, assistência ventilatória mecânica e medidas de neuroproteção cerebral".
- Na sexta-feira, 7, foi informado que o atacante apresentou reflexos que correspondem à presença de funcionamento do cérebro e que seu quadro continuava estável, apesar de grave.
- Após o acidente, ele ficou no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, também no interior de São Paulo. Até que, na manhã da quinta-feira, 6, ele foi transferido ao Hospital Unimed Ribeirão Preto (HURP). A mudança aconteceu um dia depois Pedro ter o "protocolo de morte encefálica" interrompido, por ter tido reflexos de tosse.
- Agora, em Ribeirão Pedro, na UTI, ele passa por uma série de exames de imagem e monitoramento de suas funções cerebrais. “A gravidade do trauma craniano requer ainda recursos intensivos do tratamento aplicado pela equipe médica”, explicou o hospital, em nota ao Terra.
Pedro Henrique Severino, filho do ex-atacante Lucas Severino, tem sido acompanhado pelos pais durante todo o atendimento na unidade. No momento, o jovem recebe acompanhamento contínuo de equipes formadas por intensivistas liderados pelo médico Dr. Gil Teixeira, além de neurocirurgiões, neurologistas clínicos e suporte de equipes multidisciplinares do hospital.
Mais sobre o acidente
Pedro Severino e Pedro Castro, de 19 e 18 anos, respectivamente, estavam em um veículo que colidiu em uma carreta em Americana, no interior de São Paulo, no dia 4 de março.
Os jogadores retornavam do período de folga para apresentação ao Red Bull Bragantino, clube onde os dois integram a equipe sub-20.
Pedro Castro recebeu alta hospitalar na manhã da sexta-feira e ficará sob cuidados de sua família no início do tratamento, conforme informado em nota pelo Red Bull Bragantino. Não foram fornecidos mais detalhes.
Nenhum dos dois estava na direção do veículo e não foi confirmada a identidade de quem conduzia o carro. O motorista não identificado, porém, confessou em depoimento que dormiu ao volante.