Hong Kong enfrenta uma enorme crise de saúde pública devido ao vírus chikungunya; o remédio é um exército de cães-robôs
A solução para controlar o vírus é eliminar o vetor que causa sua disseminação.
Hong Kong está se preparando para combater o aumento de casos do vírus Chikungunya, transmitido por mosquitos, com uma estratégia saída diretamente de Black Mirror: cães-robôs. As autoridades já planejam implantar esses robôs de quatro patas equipados com inseticida para combater a ameaça em áreas de difícil acesso.
O que é Chikungunya?
Resumidamente, é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos, que carregam o vírus, pois são os vetores da doença. Os sintomas geralmente começam de quatro a oito dias após a picada do mosquito e são acompanhados principalmente de febre e dores nas articulações. Atualmente, não há tratamento, pois se trata de um vírus, e o sistema de saúde pode se concentrar apenas no tratamento dos sintomas.
O problema é que a preocupação com a doença continua a crescer. Recentemente, nove casos importados foram registrados este ano e um surto significativo na província vizinha de Guangdong, com mais de 7.000 casos relatados desde junho. A boa notícia é que esta não é uma doença com alta taxa de mortalidade, sendo mais perigosa apenas para pacientes com múltiplas patologias, que geralmente são mais velhos.
A "guerra aos mosquitos" começará como um programa piloto
A partir do próximo mês, a cidade lançará sua estratégia de fumigação de encostas e outras áreas que apresentem dificuldades para as equipes de controle de pragas. Dessa forma, ao eliminar os mosquitos (que atuam como vetores do vírus), a propagação da doença poderá ser controlada.
...
Matérias relacionadas
Um "Roomba" para limpar rios: o barco lançado pela Barragem das Três Gargantas na China
O maior aeroporto do mundo está sendo construído - uma aerotrópole para 185 milhões de passageiros
Por que Álex Palou não quer ir para a F1? Os números nos EUA explicam