0

Posição influencia sexo do bebê? Tire 37 dúvidas sobre gravidez

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Concepção, gestação, parto, amamentação... muitos temas relacionados à gravidez podem gerar dúvidas nas novas mamães. Por isso, o Terra reuniu um time de especialistas. Alberto Jorge Guimarães, ginecologista e obstetra, autor do site Parto Sem Medo; Edilson Ogeda, ginecologista e obstetra do Hospital Samaritano, Leopoldo Vieira, ginecologista, obstetra e mastologista do Hospital San Paolo; e Luciana Taliberti, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Rede D’Or São Luiz, esclarecem questões comuns entre as gestantes de primeira viagem. Confira.

Terra - Tomar anticoncepcional por muito tempo dificulta a gravidez?
Edilson - Alguns estudos recentes mostram que pode haver uma diminuição na fertilidade, mas isso ainda não está comprovado. Acredita-se no atual momento que o uso prolongado de anticoncepcional não interfere em uma gestação futura.

<p>Quanto mais próximo do final da gestação menor é o risco para o bebê prematuro</p>
Quanto mais próximo do final da gestação menor é o risco para o bebê prematuro
Foto: Getty Images
É verdade que o bebê que nasce aos oito meses corre mais risco que o que nasce de sete?
Edilson - Não, isso não é verdade. A maturidade pulmonar fetal aumenta progressivamente. Então, quanto mais próximo ao final da gestação menor os riscos para o bebê.

Se a mulher faz um parto cesariana não pode nunca mais ter um filho com parto normal?
Edilson - Apenas uma cesárea anterior não inviabiliza o parto normal posteriormente. A partir de duas cesáreas, todos os partos subsequentes deverão ser cesarianas.

É realmente proibido tingir o cabelo durante a gravidez? Por quê?
Edilson - Não. Apenas evita-se o uso de produtos que contém amônia na sua composição. Essa substância deve ser evitada porque é potencialmente tóxica durante o início de gravidez.

A ingestão de café faz mal para o bebê?
Edilson - Uso exagerado de substâncias que contêm cafeína, como café, chá mate, chá preto, chocolate, bebibas à base de cola, etc pode ocasionar restrição de crescimento intrauterino, alterações de comportamento no recém-nascido como cólicas ou irritabilidade (choro frequente ou fácil). O uso esporádico não ocasiona complicações para o bebê.

Por que grávidas fazem mais xixi?
Edilson - No início da gestação, por aumento de um hormônio que é a progesterona. Após os dois primeiros trimestres, é por compressão do útero sobre a bexiga, diminuindo sua capacidade de armazenar urina.

É possível ter menstruação mesmo estando grávida?
Edilson - Não. A mulher grávida não menstrua. Ela pode apresentar sangramentos durante a gestação, que devem ser averiguados, mas não é uma menstruação.

O que a grávida pode fazer para reduzir enjoos?
Edilson - Comer pouco, várias vezes ao dia, evitando ficar muito tempo em jejum. O jejum prolongado piora os enjoos. Ao levantar pela manhã, quando o enjoo é maior, ela pode comer torradas ou bolachas de água e sal antes mesmo de escovar os dentes, já que a água fria piora o enjoo, quando não há nada no estômago.

<p>Grávidas devem manter cuidados especiais com a alimentação</p>
Grávidas devem manter cuidados especiais com a alimentação
Foto: Getty Images
É verdade que a grávida come por dois?
Edilson - Não. A grávida não deve comer por dois. Ela tem mais fome, mas deverá ter um acompanhamento nutricional na gravidez, para ter um ganho de peso adequado.

Por que grávidas sentem vontade de comer coisas estranhas?
Edilson - Nem todas apresentam estas modificações do paladar no dia a dia. O mais comum é a grávida ter vontade de comer algum alimento que não gostava anteriormente ou mesmo evitar alguns outros que gostava muito. Alterações severas do paladar, como desejo de comer terra e tijolo podem estar associados a problemas de saúde física ou mental.

A posição sexual influencia no sexo do bebê?
Alberto - Não, nenhum estudo que comprove qualquer influência da posição sexual sobre a probabilidade de gerar um bebê do sexo masculino ou feminino.

Até quantas semanas pode durar uma gestação?
Alberto - O cálculo feito pelo médico é da data provável do parto e não exata. Consideramos 40 semanas de gestação, mas o número pode não ser exato por alguns motivos, como um erro na conta da grávida ou até o momento em que foi feito o exame de ultrassom, podem gerar uma variação de até duas semanas. A maioria dos bebês nasce na 40ª ou 41ª semana. Depois disso é preciso fazer um controle mais próximo do nível de oxigenação e de líquido amniótico. Porém, a gestação pode durar tranquilamente até 42 semanas. Para entrar em trabalho de parto o corpo precisa liberar ocitocina, mas fatores como ansiedade podem retardar a liberação desse hormônio.

<p>A posição ideal para a gestante dormir é a mais confortável</p>
A posição ideal para a gestante dormir é a mais confortável
Foto: Getty Images
Qual é a posição mais confortável para a grávida dormir?
Alberto - A melhor posição é aquela na qual a mulher se sentir mais confortável. Quando a mulher dorme de barriga para cima seu útero pode comprimir a veia cava levando a uma queda de pressão. No entanto, se isso ocorrer ela irá instintivamente mudar de posição. Colocar um travesseiro entre as pernas também pode ajudar no conforto da grávida.

É normal ter mais dor de cabeça durante a gestação?
Alberto - Mulheres que sofrem com enxaqueca costumam vivenciá-la também durante a gravidez. No entanto, mesmo quem não tem esse problema pode experimentar mais dores de cabeça, normalmente no primeiro trimestre de gestação. A glândula da hipófise, localizada na base do crânio, costuma estufar um pouquinho devido à retenção de líquido, gerando desconforto. No final da gestação a dor de cabeça deve ser avaliada com cuidado, pois pode simbolizar hipertensão. Para usar qualquer tipo de medicação é preciso consultar o médico. A formação dos órgãos do bebê ocorrem principalmente entre a sexta e a oitava semana, por isso é preciso ser criterioso quanto ao uso de medicamentos nessa fase.

Até quantos quilos a grávida deve engordar?
Alberto - O ideal é engordar entre 10 e 12kg. Assim, a mulher conseguirá voltar ao peso normal em poucos meses, sem precisar ter muito trabalho para emagrecer e fazer grandes sacrifícios.

O bebê consegue sentir alterações emocionais da mãe durante a gestação?
Alberto - Com 15 semanas o bebê já tem os órgãos dos sentidos e está exposto a estímulos verbais e táteis. É provável que alterações emocionais da mãe cheguem ao bebê, já que algumas substâncias podem atravessar a placenta e chegar à corrente sanguínea do feto. Não há comprovação, mas é possível que o bebê sinta os estímulos do estresse. Por isso, é importante o apoio do parceiro e da família, evitando discussões e grandes conflitos durante a gestação.

Em que casos a amamentação não é recomendada?
Alberto - Atualmente apenas o HIV positivo é considerado um fator proibitivo. Algumas situações específicas também podem requerer uma orientação específica como casos em que o bebê cria anticorpos contra o leite materno.

Até quando a mulher deve e pode amamentar?
Alberto - Esse é um tema polêmico. O aleitamento deve ser feito por pelo menos seis meses, e até cerca de um ano. Além das questões nutricionais, a amamentação também é importante pelo vínculo emocional, pelo contato íntimo do bebê com a mãe e da vivência da maternidade. Amentar é difícil, exige dedicação e paciência, mas é extremamente benéfica para o desenvolvimento do bebê.

<p>O parto humanizano nem sempre é viável</p>
O parto humanizano nem sempre é viável
Foto: Getty Images
Como funciona um parto humanizado?
Alberto – Esse termo é polêmico, mas geralmente é utilizado para um parto o mais natural possível, normalmente sem cortes ou uso de sedativos. Geralmente é feito com o acompanhamento de uma doula que auxilia no parto e faz massagens. Esse tipo de parto deve seguir as demandas da mãe e do bebê. A grávida deve ficar na posição que seu corpo pedir, usar analgésico se quiser. Durante o parto a mulher está em um estado especial de consciência então as reações são diversas. Nesses casos o bebê costuma ser levado para os braços da mãe antes mesmo da limpeza.

Que alimentos devem ser evitados durante a gravidez?
Alberto - É preciso ressaltar ainda mais a necessidade de equilíbrio. O ideal é diminuir o consumo de carne vermelha, que deve ser sempre bem passada.
Leopoldo - É ideal evitar excesso de carboidratos e açúcares. Alimentos gordurosos também devem ser evitados, pois o fígado da grávida geralmente já está sobrecarregado.

O que não pode faltar na alimentação de uma grávida?
Leopoldo - A gestante deve ingerir muita água, recomendo cerca de três litros por dia para garantir hidratação. Comer fibra também é importante para manter o bom funcionamento intestinal. Frutas e verduras são essenciais para que a grávida consuma todas as vitaminas necessárias.  
Alberto - O ideal é fracionar a alimentação para garantir uma glicemia equilibrada e não engordar demais. Também é essencial mastigar bem.

Até quando tempo uma mulher saudável, com um parceiro saudável, pode demorar para engravidar sem usar nenhum método anticoncepcional?
Leopoldo - Nessas condições pode demorar até dois anos para a mulher engravidar. Apenas passando desse período é que começa a ser aconselhado exames específicos para avaliar a fertilidade do casal, antes não é preciso se preocupar.

Qual é a hora ideal de uma gestante ir para a maternidade?
Leopoldo - Há algumas situações podem sinalizar o momento de ir para o hospital. A primeira possibilidade é quando a gestante está sentindo contrações, dor abdominal intensa que dura entre 30 segundos e um minuto, com intervalos de cinco minutos. Outra possibilidade é a bolsa estourar. Entre a 37ª e a 41ª semana de gestação isso tem mais chance de acontecer. Mais uma situação que exige que a mulher procure o hospital é o sangramento. E aconselho ainda às minhas pacientes que procurem o hospital em caso de dúvida.

<p>A melhor opção de parto depende de diversos fatores</p>
A melhor opção de parto depende de diversos fatores
Foto: Getty Images
Existe um tipo de parto melhor do que o outro?
Leopoldo - Não há um parto melhor. Cada paciente é avaliada individualmente. Durante o pré-natal é necessário fazer uma avaliação da gestante, da família, do hospital e das condições do médico para fazer a melhor escolha. É preciso avaliar a capacidade de a mulher aguentar as dores da contração, a posição do bebê e muitos outros fatores que vão influenciar em qual será a opção ideal de parto.

O que é o “ponto do marido”?
Leopoldo - “Ponto do marido” é o nome utilizado para o ponto feito na parede posterior da vagina. Normalmente durante o parto normal é realizado um pequeno corte chamado episiotomia. Após o parto uma pequena costura é feita para reaproximar a musculatura do períneo.  

Como evitar estrias durante a gravidez?
Leopoldo - O ideal é que a mulher já faça atividade física antes de engravidar para manter a parede abdominal mais firme. Além de ingerir bastante líquido, a grávida também deve hidratar a pele. Mesmo assim as estrias podem aparecer, especialmente se a mulher engordar muito e/ou rapidamente.  

Qualquer mulher pode sofrer de depressão pós-parto?
Leopoldo - Não há comprovação científica, mas minha experiência mostra que na maioria dos casos já existe uma pré-disposição. Muitas vezes a mulher já tem uma tendência, que nunca foi investigada e acompanhada. É claro que a família e estresses e complicações durante a gravidez e no período pós-parto também interferem no quadro da paciente.

<p>A amamentação é de extrema importância para o desenvolvivento do bebê</p>
A amamentação é de extrema importância para o desenvolvivento do bebê
Foto: Getty Images
Quando a gestante começa a produzir leite?
Leopoldo - Isso acontece já no início da gravidez. Lá para o terceiro mês de gestação a mulher já produz secreção.

A partir de qual idade a gravidez é considerada de risco?
Leopoldo - A gravidez é considerada de risco em mulheres a partir dos 40 anos. Isso acontece porque os óvulos já estão envelhecidos e mais frágeis tornando mais comuns casos de má formação fetal e aparecimento de síndromes.

É mais provável engravidar se a mulher tem orgasmo?
Luciana - Também não há comprovação científica. Com o homem ejaculando, independente da mulher ter orgasmo ou não, é possível que ela engravide da mesma forma.

Grávidas costumam ter gases? Por quê?
Luciana - Sim, muito. Porque na gravidez o hormônio da progesterona diminui os movimentos peristálticos no intestino, aumentando os gases e a constipação intestinal.

A grávida pode ir ao dentista normalmente?
Luciana - Sim. A grávida pode realizar limpeza e se for necessário tratamento dentário deve usar anestesia, de preferência sem vaso constritor. Se for necessário radiografar, ela deve utilizar avental com proteção de chumbo. É importante saber que na gravidez é comum acontecer sangramento gengival e aumentar a incidência de cáries, porque o bebê acaba “pegando” mais cálcio da mãe.

<p>Em geral, sexo durante a gestação não prejudica o bebê e costuma ser incentivado por médicos</p>
Em geral, sexo durante a gestação não prejudica o bebê e costuma ser incentivado por médicos
Foto: Getty Images
Sexo durante a gravidez pode incomodar o bebê?
Luciana - Não, ele não incomoda o bebê e não tem contra-indicação, exceto em alguns casos que, por algum motivo, como patologias, que o obstetra orienta a paciente sobre a prática sexual.

Depois que a bolsa estourou quanto tempo demora para o bebê nascer?
Luciana - Até quatro horas depois que a bolsa estourou. Caso o bebê não tenha nascido pode-se realizar antibiótico profilaxia para evitar infecção. A mãe deve ficar atenta à cor do líquido amniótico, pois se tiver esverdeado significa necônio (cocô do recém-nascido e representa sofrimento fetal, devendo-se procurar mais rapidamente o hospital).

Até quantas semanas de gravidez a mulher pode dirigir?
Luciana - Após 34 semanas, não é prudente dirigir, pois pode romper a bolsa e ter contrações doloridas.

Qual é o tempo de recuperação e internação da mãe no caso de um parto natural? E de cesariana?
Luciana - Tanto no parto normal quanto na cesariana, o bebê precisa ficar, no mínimo, 48 horas no hospital. No caso de cesária, geralmente a mãe e bebê ficam 72 horas e no parto normal, geralmente e dependendo dos casos, ambos podem ter alta depois das 48 horas.

Há como prevenir a doença hemolítica perinatal (causada pelo tipo sanguíneo)?
Luciana - Sim, a doença hemolítica é decorrente da mãe Rh – e o bebe, Rh +. Durante a gravidez, não se sabe o sangue do bebê, então leva-se em consideração a tipagem sanguínea do marido. Caso o marido seja positivo e a gestante apresentar sangramento durante a gravidez, ela deverá ser vacinada. Caso ocorra algum abortamento também é necessário a vacina. Em alguns casos a vacinação é realizada com 26 semanas de gestação. Quando o bebe nascer e for realizada a tipagem sanguínea, há necessidade de vacina apenas caso ele seja Rh +.

<a href="http://saude.terra.com.br/infograficos/gastrite-maus-habitos/iframe.htm">veja o infogr&aacute;fico</a>

<a href="http://saude.terra.com.br/infograficos/dor-coluna/">Cigarro tem liga&ccedil;&atilde;o com dores de coluna; tire 10 d&uacute;vidas sobre problemas das costas</a>

Veja também:

Ciclista cai e fica ferido na Avenida Brasil em Cascavel
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade