PUBLICIDADE

Fisioterapeuta cita a importância do sono para atletas

O respeito com esse tempo ajuda na performance

30 jan 2024 - 18h49
(atualizado em 31/1/2024 às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários

De fato, quem é dedicado com a sua rotina de treinamento sem dúvida vai colher bons frutos, mas a diferença é que esse cuidado precisa ser reforçado fora do âmbito esportivo. E, nesse sentido, o fisioterapeuta do centro integrado Clinisport Mauri Oliveira Brito Júnior vai citar a importância do sono para atletas.

Importância do sono para atletas
Importância do sono para atletas
Foto: Shutterstock / Sport Life

A importância do sono para atletas

"A qualidade do sono interfere diretamente no desempenho dos atletas. Pois aqueles que não aproveitam esse período para descansar de fato e recuperar sua estrutura muscular, dificilmente terão o máximo desempenho em treinos e competições. Além de ficarem mais suscetíveis às lesões. Não basta dormir por sete ou oito horas durante a noite. Se o atleta não atingir um sono profundo quando sua musculatura pode relaxar e não acertar uma boa posição para dormir, poderá acordar mais fadigado e com dores. O que vai refletir bastante em sua performance", relata Júnior.

Então, o fisioterapeuta valorizou que além de praticar a higiene do sono, como horário fixo para deitar e acordar, evitar uso de telas algumas horas antes de dormir. Além de promover um ambiente silencioso e com pouca luz, o cuidado com colchão é essencial.

O motivo da tese desse profissional é que um colchão bem adequado contribui positivamente para esse período de descanso. Atente-se na hora de adquirir esse tipo de produto.

Sendo assim, Brito também indica colchões revestidos com tecnologias. Como as dos fios de carbono, que ajudam a dissipar a energia estática do corpo, contribuem para a recuperação física e redução dos níveis de stress.

"O colchão pode ser mais um dos pontos de ganho marginal para os atletas, já que ele é responsável por 80% da qualidade do sono. O modelo ideal é o que melhor se adeque ao gosto pessoal e necessidade de cada um, mas optar por uma estrutura que não seja nem tão firme ou tão macia, que absorva os impactos e suavize os pontos de pressão do corpo, pode ajudar bastante", terminou.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade