Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Eutanásia é proibida no Brasil, mas ortotanásia é permitida; entenda o que é

16 out 2025 - 12h22
(atualizado às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Entenda a diferença entre a eutanásia e a ortotanásia
Entenda a diferença entre a eutanásia e a ortotanásia
Foto: Freepik

O Senado do Uruguai aprovou nesta quarta-feira (15) a “Lei da Morte Digna”, que legaliza a eutanásia sob determinadas condições. Com isso, o país é o primeiro da América Latina a aprovar a medida por via legislativa. A decisão despertou sobre curiosidades sobre como o tema é abordado no Brasil.

Enquanto a eutanásia é proibida por lei no Brasil, a ortotanásia é permitida sob certas condições, embora haja lacunas normativas.  Ela é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, na resolução nº 1.805/2006

A eutanásia é o ato intencional de abreviar a vida de alguém que sofre de doença grave ou incurável, normalmente por solicitação do próprio paciente ou de terceiros, com o objetivo de aliviar sofrimento. 

A ortotanásia, também chamada de “morte natural”, refere-se à suspensão ou limitação de tratamentos médicos que apenas prolongam artificialmente a vida, quando não há perspectiva razoável de recuperação, de cura ou melhoria significativa.

Isso ocorre respeitando a vontade do paciente ou, se for o caso, de seu representante legal. Diferentemente da eutanásia, ela não provoca a morte através de medicamentos, por exemplo, apenas deixa que ela ocorra naturalmente em casos como pacientes com doenças terminais graves. 

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade